quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mortos e feridos em queda de passarela na Linha Amarela

5
Tamanho da fonte: A- A+Por: Rafael Lopes 28/01/2014

Acidente aconteceu durante a manhã, após um caminhão que estava com limite de altura acima do permitido na via, colidiu com a estrutura de metal e concreto que caiu sobre três carros

Um acidente na Linha Amarela, no início da manhã desta terça-feira, deixou quatro mortos e pelos menos cinco feridos, quando uma passarela desabou esmagando carros que passavam pela pista. Um caminhão que carregava entulho entrou na via, fora do horário permitido, por volta das 9h, e saiu derrubando a estrutura. 
Motoristas ainda tentaram alertar Luís Fernando da Costa, condutor do caminhão, que a caçamba estava inclinada, mas não conseguiram evitar a tragédia. Entre os mortos está o morador de Niterói Renato Pereira Soares, de 62 anos, que dava carona a sua amiga Gláucia Pereira de Andrade, de São Gonçalo, que foi levada para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat). Já Luís foi encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas passa bem.
Momentos depois do acidente, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil levaram mais de três horas para retirar o corpo do taxista atingido pela estrutura de metal e concreto da passarela. 
Guindastes fizeram a retirada da passarela, que foi dividida em três partes pelas equipes. Próximo das 15h, caminhões começaram a operação de retirada dos pedaços da passarela. Toda a ação, levou cerca de uma hora para ser realizada.
Através de nota, a LAMSA, concessionária que administra a via, detalhou o acidente, informando que o caminhão “entrou na Linha Amarela pelo acesso 2 (Méier) com a caçamba abaixada. Em seguida, a caçamba do caminhão começou a subir no trajeto entre as saídas 3 e 4, quando se chocou com a passarela no sentido Fundão, que ficava a 4,5m de altura. O caminhão percorreu cerca de três quilômetros na Linha Amarela em dois minutos até a colisão, ocorrida às 9h13”.

Vítimas –  Na tarde desta terça-feira, amigos e vizinhos ainda pareciam não acreditar no que havia acontecido com Renato Soares. Ainda muito abalados, os familiares dele não quiseram falar sobre o assunto. Na rua onde ele morava, o movimento foi grande. Uma das vizinhas disse que Renato morava no local há mais de 30 anos e era um vizinho “amável”. 
“Foi um choque essa notícia. Ontem mesmo havia conversado com ele. Os filhos dele e a esposa estão desolados”, emocionou-se.
O corpo de Renato está no IML do Rio de Janeiro. A direção doCentro de Trauma do Heat informa que a paciente Gláucia permanece internada e está estável, lúcida e orientada. Ela foi levada à unidade por helicóptero do Corpo de Bombeiros. Gláucia realizou tomografia e ultrassonografia que constataram fratura no joelho e escoriações.

Feridos – Cinco pessoas ficaram feridas no acidente e foram levadas para hospitais públicos. O idoso Luiz Carlos Guimarães, de 70 anos, que estava no banco de trás de um dos carros atingidos pela passarela, está internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Ele sofreu traumatismo craniano e vai ser submetido a uma cirurgia. O motoqueiro Jairo Zenaide, de 44 anos, que passava pelo local, foi atingido por pedaços de concreto e está no Hospital Federal de Bonsucesso, com fraturas em um dos braços. Liliane de Souza Rangel, de 33 anos, foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro da cidade. 
Motorista diz que não sabia da caçamba
Das 6h às 10h é proibido o tráfego de caminhões na Linha Amarela, segundo a concessionária da via, o motorista deve ser multado em R$ 85,15. A infração é considerada média e vale perda de quatro pontos na carteira. Na delegacia, Luís afirmou não ter visto que a caçamba estava içada. Mas afirmou saber da proibição do horário. Ele ainda afirmou que estava a 85 Km/h, dentro do limite permitido. 
No caminhão estava colado uma placa da Prefeitura do Rio de Janeiro, que negou que o motorista estivesse trabalhando para eles no momento do acidente. A empresa responsável pelo veículo, a Arco da Aliança, é responsável pela coleta de entulho da Prefeitura como informa o site municipal. De acordo com o Detran, o caminhão foi multado três vezes nos últimos dois anos.

Trânsito – Por causa da passarela, atravessada nas duas pistas da via, o fluxo de veículos ficou interditado até as 18h, quando foi totalmente liberada após nove horas de muito trabalho. 
Por volta das 17h37, o trânsito na Linha Amarela, no sentido Barra da Tijuca, estava normalizado. Às 18h20, a última peça da estrutura foi retirada, liberando o tráfego nos dois sentidos. Homens da concessionária ainda trabalharam para colocar areia nas manchas de óleo que ficaram na pista. Linhas de ônibus tiveram o itinerário modificado.
O caso está sendo investigado pela delegacia de Inhaúma, a 44ª DP. 

Interdição durou nove horas
Mais de cinco horas depois do acidente, às 14h50, as máquinas responsáveis pela divisão da passarela em três partes começaram a trabalhar. Dois superguindastes foram acionados para o local. A pista sentido Zona Oeste foi reaberta às 16h30. A via passou por uma limpeza para a retirada do resto de entulho e armação de concreto que era o piso da passarela. Às 16h30, duas pistas de rolamento foram liberadas no sentido Barra da Tijuca, meia hora depois quem seguia em direção à Zona Oeste encontrou o trânsito livre. Próximo das 18h30, o trânsito sentido Centro estava normalizado. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que, em função da interdição da Linha Amarela decorrente do acidente na manhã de ontem, as linhas de ônibus que circulam pela via expressa tiveram temporariamente o itinerário modificado.
Além disso, a Prefeitura determinou aos consórcios Transcarioca e Internorte o reforço na frota das linhas municipais que fazem a ligação do Centro e da Zona Norte com Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio. A medida foi adotada até a normalização da via, que aconteceu depois das 19h. 

O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário