sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Imprimir

QUISSAMÃ SEDIA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COMPLEXO FAROL/BARRA DO FURADO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

GRUPO DE TRABALHO FOI COMPOSTO POR SERVIDORES DE QUISSAMÃ E CAMPOS

Foto: Adilson dos SantosReunião de planejamento estratégico do Complexo Farol/Barra do Furado - Foto: Adilson dos SantosQuissamã sediou na manhã desta quarta-feira (29), reunião técnica com representantes das prefeitura local e de Campos dos Goytacazes para tratar do planejamento estratégico referente ao PBA – Plano Básico Ambiental que integra o projeto do Complexo Logístico Industrial Farol/Barra do Furado. O encontro organizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda foi realizado no espaço de reuniões do parque de exposições e o prefeito Octávio Carneiro esteve no local para dar boas vindas aos presentes.
grupo de Trabalho das prefeituras envolveu servidores de todas as secretarias dos dois municípios com o intuito de expor as ações realizadas por todas as pastas nas áreas de influência direta do Complexo, que no caso de Quissamã é a própria praia da Barra do Furado, e de Campos a praia de Boa Vista e o terminal pesqueiro.
Reforçado o padrão dos relatórios com todas as informações executadas em cumprimento às premissas do PBA que são baseadas no EIA/RIMA – Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, a fim de atender as condicionantes da LI – Licença de Instalação do Complexo que é emitida pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente. Todo o material deverá ser entregue ao órgão ambiental também em mídia digital.
Em 2013, o Complexo Farol/Barra do Furado ganhou modificações e novo fôlego. Os prefeitos Octávio Carneiro (Quissamã) e Rosinha Garotinho (Campos) em visita a Brasília em audiência com as ministras do Planejamento, Mirian Belchior, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti no ano passado, conseguiram maior aporte financeiro para as obras, cujo projeto precisou ser alterado. Um dos fatores mais relevantes para as mudanças foi a ampliação do empreendimento por conta do aumento da frota de embarcações offshore devido ao advento do pré-sal, por exemplo.
O Complexo Logístico possui investimentos de Quissamã e Campos e conta com a participação efetiva do Governo do Estado por meio do programa Somando Forças e do Governo Federal, que passou a ter maior interesse pelo projeto, mediante o esforço contínuo dos municípios. Essa semana, as prefeituras tiveram a notícia de que o empreendimento receberá o aporte advindo de Brasília de R$110 milhões.
Esses recursos servirão para alavancar o projeto que tem três fases: a dragagem do canal (que também precisou ter a profundidade ampliada), a configuração dos molhes de pedras sul e norte e a implantação do sand by pass que é um sistema australiano de transposição de areia, que visa devolver o equilíbrio ao mar da região, pois a realidade é de que em Barra do Furado houve afastamento do mar e acúmulo de areia, e no Farol de São Tomé (Campos), ocorreu o contrário, sendo necessária essa intervenção. Atualmente, o píer para o by pass está em fase de conclusão.
A mobilização integrada das prefeituras de Quissamã e Campos tem, desde o início, priorizado a transparência do projeto e a participação da população local. Uma das iniciativas foi a ouvidoria sobre o Complexo, sediada no Centro de Informações da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda que funciona no antigo palanque fixo de surf, em Barra do Furado. No local, funcionários dos dois municípios disponibilizam atendimentos às demandas referentes ao projeto.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda de Quissamã, Carla Cabral destacou a importância dos seminários internos com os grupos de trabalho das duas prefeituras que buscam, sobretudo, resultados eficazes que alavancarão o desenvolvimento de toda a região.
“A realização de reuniões técnicas como a de hoje são imprescindíveis não só para o cumprimento da exigências do PBA, mas sem dúvida, porque nos permite aproveitar esse momento de interação das secretarias envolvidas dos dois municípios numa grande oportunidade de planejamento estratégico integrado, totalmente direcionado para o Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, com a unificação de ideias e ordenamento das ações”, ressaltou Carla Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário