terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Educação: Treinamento de merendeiras começa nesta terça-feira

27/01/2014 18h15 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos
No encontro será apresentado o processo operacional de preparação, armazenamento e distribuição da merenda.
Cerca de 300 merendeiras participam, a partir desta terça-feira (28), do primeiro treinamento deste ano letivo. O curso de qualificação segue na quarta (29) e quinta-feira (30), na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, das 8h às 17h. A programação será ministrada pela equipe da Nutrição da rede municipal em ação conjunta com a empresa fornecedora da merenda escolar. O objetivo da rede municipal é reforçar a melhoria do oferecimento da merenda escolar na volta às aulas, prevista para o próximo dia cinco de fevereiro. 

Para melhor realização do curso, a programação será subdividida em três dias. A intenção da Coordenação de Nutrição da secretaria de Educação é permitir que o treinamento seja mais prático, objetivo e dinâmico. Para isso, cada sala terá dois palestrantes. 

No encontro serão apresentados de forma de forma lúdica trabalhos do dia a dia, que abordam o processo operacional de preparação, armazenamento e distribuição da merenda. Os participantes terão a oportunidade de assistir vídeos que destacam assuntos como desperdício, boas práticas, e atendimento ao cliente. Na oficina, serão abordados ainda os seguintes temas “Como fazer? Como e onde armazenar?", “Prática de como coletar”, “Diluição de produtos químicos: Como fazer?” e “Importância de etiquetas usadas para a identificação dos produtos”. Também será exibido um vídeo sobre segurança no trabalho.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a finalidade desta primeira capacitação é pontuar abordagens como cuidados com preparo, manuseio e porções adequadas para cada modalidade de ensino e a importância do cardápio diferenciado para alunos que apresentam intolerância ao leite, alergia à proteína do leite e ao glúten. 

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja e Médio, que é ministrado na Serra, conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. Durante este ano letivo, o Governo Municipal irá priorizar a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário