terça-feira, 29 de abril de 2014


Iniciação à Robótica faz parte da rede municipal 29/04/2014 17h48 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter

More Sharing Services
 Diminuir Fonte Normalizar Fonte Aumentar Fonte Imprimir Enviar para
Foto: Moisés Bruno
As atividades começaram no Colégio Municipal Elza Ibrahim
Montar robôs e outros materiais ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. Esta é uma das atividades do trabalho de iniciação à Robótica na rede municipal de ensino, que foi iniciado no Colégio Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda. Além de ter a possibilidade de aprender mais sobre outras matérias curriculares, normalmente consideradas mais complexas, como Matemática e Física, o projeto também leva ao processo de aprendizagem de elementos concretos.


O projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades como concentração, raciocínio lógico, resolução de problemas e outros valores que é possível aprender com um kit de robótica adequado, que estimula aos alunos a resolverem desafios científicos.

Cerca de dez alunos do 6º ao 9º ano participam do trabalho, que é ministrado no laboratório de Ciências da unidade com o apoio da equipe de gestão e especialista na área. Além de pesquisar o grupo também é responsável pela montagem de objetos científicos como cubo de energia, carrinho de limpeza do local, braço hidráulico e casa da Física, que foram premiados em feiras de Ciências e Tecnologia do estado e município.

Sob a responsabilidade da professora de Ciências, Laureliane Sales, e da especialista em Robótica, Luemy Ávila, o projeto deste ano é voltado para a Linguagem de Programas. Para isso, os alunos produziram dois robôs, que serão um dos destaques na VII Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos. A programação, que contará com fórum específico, vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de maio , no Clube Cidade do Sol (sede da praia), das 14h às 21h.

Dedicação - O método de fazer com que os alunos montem robôs e outros projetos que se movimentam, faz com que eles fiquem mais empenhados em se dedicar às Ciências. Com isso,a equipe que ganhou o nome de TecnoElza se prepara para participar de diversificadas apresentações.

O grupo formado por Douglas Alexandre Rosa, Angelo Leal de Souza, Luís Gustavo dos Santos, Jones Chagas, Abraão Tavares, Luan Leite e Erick Castilho se dedica às pesquisas e produções. “Estudamos os conceitos e aplicamos o que aprendemos para ver tudo funcionando direitinho. Temos que estar atentos a tudo para nada dar errado”, contou Angelo.

- As pesquisas realizadas na comunidade levaram os alunos à definição de alguns problemas que precisavam de soluções. Os jovens pesquisadores resolveram fazer parte de um projeto, que visa contribuir com ações diferenciadas. “Para isso eles compartilham responsabilidades e ideias que também são debatidas no dia a dia. A intenção é ampliar o trabalho em outras unidades municipais", ressaltou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, pontuou que o projeto de Robótica é desafiador. “O trabalho provocou a construção do conceito de sustentabilidade em parceria com a tecnologia que tem como objetivo transformar a realidade local, além de desenvolver a capacidade de empreender, criar, planejar, experimentar e comunicar o que foi produzido”, finalizou.

Feira de Responsabilidade - A entrada para a Feira e o Fórum é gratuita e visitas de grupos poderão ser agendadas com antecedência, pelo site feirarsebaciadecampos.com.br.

Este ano a feira vai reforçar o conceito de sustentabilidade no setor empresarial. Diante disso, a programação terá como tema central “Sustentabilidade, o motor da Inovação”. Para discutir essa e outras questões ligadas à responsabilidadesocioambiental e sustentabilidade, foram convidadas especialistas no assunto.

No decorrer do evento serão realizados debates e atividades diversificadas sobre a temática com a participação de estandes de empresas, organizações não governamentais, empreendedores sociais, poder público e universidades.

Das atividades paralelas, se destacam; Rodada de Negócios Sustentáveis, Cinema Socioambiental, oficinas de reciclagem e plantio de mudas, Cozinha Brasil do Sistema Firjan, fórum de palestras e debates e workshops empresariais.

A Feira de RSE Bacia de Campos é uma realização da Revista Visão Socioambiental, com o patrocínio das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Itaipu Binacional e o apoio da Eletronuclear, Sistema Firjan, Projeto Sentrinho e Clube Cidade do Sol.
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário