quarta-feira, 30 de abril de 2014

Macaé inova no combate à dengue

Publicado em 27/04/2014


Ana Chaffin / PMM
Clique na foto para ampliá-la
agentes do CCZ de Macaé durante capacitação sobre o larvicida biológico na última semana
Para aprender sobre o manuseio de larvicida biológico no combate ao mosquito Aedesaegypti (transmissor da dengue), além do Culex (pernilongo) e do borrachudo, 70 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé participaram, na última semana, de um treinamento no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). O objetivo é possibilitar que os profissionais tenham acesso às novas tecnologias, padronização de ações e o melhor atendimento das demandas.

De acordo com informações do coordenador geral do CCZ/Macaé, Ramon Bouças, o treinamento contou com a participação de servidores de outros municípios, como Búzios e Rio das Ostras. Ele informou ainda que a capacitação foi realizada por duas empresas multinacionais. "À tarde, realizamos a parte prática do curso no distrito de Glicério, onde temos maior presença dos borrachudos. Os agentes aplicaram larvicida biológico nos rios Duas Barras e São Pedro", ressaltou o coordenador geral.

Uso ecologicamente correto

O larvicida biológico é feito à base de bactérias específicas, que além de atuarem ocasionando a morte das larvas de mosquitos, não provocam nenhum malefício ao meio ambiente, sendo considerado um combate ecologicamente correto. 

Ramon Bouças explicou ainda que esse treinamento faz parte de um cronograma de cursos de capacitação, que tem como objetivo principal manter os agentes do CCZ atualizados sobre procedimentos mais modernos e eficazes. As solicitações de visitas dos agentes do órgão podem ser feitas através dos telefones do CCZ de Macaé: (22) 2772-6461, 2796-1186 ou 0800-022 64 61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário