segunda-feira, 28 de abril de 2014

Prefeituras oficializam Consórcio de Segurança

Foto: Gabriel Sales
Foto de várias autoridades em reunião no gabinete do prefeito
Em reunião, prefeitos da região traçam ações integradas na área de Segurança Pública
Foto: Gabriel Sales
Foto do comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ramiro Campos falando para as autoridades presentes na reunião
Comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ramiro Campos, participou da reunião ao lado dos prefeitos e presidentes das Câmaras de seis municípios
Foto: Gabriel Sales
Foto do prefeito Sabino assinando o protocolo de intenções
Prefeito Sabino assina protocolo de intenções do Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil
Unir forças e traçar medidas conjuntas que contribuam para reduzir a violência nos municípios do Interior tem sido um dos grandes desafios para as gestões de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus nos últimos anos. Preocupados com essa questão social, os prefeitos dessas cidades se uniram e criaram o Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil. 

Para assinar um Protocolo de Intenções do novo Consórcio, na manhã desta quinta-feira, dia 24, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino; e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, receberam no gabinete o vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa; e representantes dos demais municípios, inclusive das Câmaras de Vereadores dessas cidades. Também participaram da reunião o comandante do 32o Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ramiro Campos; a delegada da 128a Delegacia de Polícia Civil, Carla Tavares; e o delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio César Ribeiro. 

O prefeito Sabino destacou a importância da união dos municípios em defesa da segurança pública, pois entende que os prefeitos não podem ficar alheios ao crescimento da violência. “Sabemos que sozinhos não conseguiremos muitas vitórias, mas se agirmos em bloco conseguiremos maior respaldo das autoridades estaduais e federais e até mesmo recursos federais para viabilizar ações de combate”, comentou. 

A apresentação dos trabalhos do Protocolo de Intenções foi feita pelo tenente coronel Edmilson Jório, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Macaé, que tem ampla experiência e vem coordenando os trabalhos junto aos secretários de segurança dos municípios. Ele destacou que as reuniões vão continuar e que o objetivo é somar forças para reverter esse quadro de violência que vem tirando a paz das autoridades e, principalmente, da população. 

AÇÕES DE SEGURANÇA - O próximo passo agora é encaminhar o documento para as Câmaras Municipais que compõem o Consórcio Regional de Segurança, formado por 12 itens de ações aprovadas após várias reuniões de trabalho que mobilizaram os secretários de seguranças dos municípios. Entre as reinvindicações, estão a permanência da Companhia de Práticas Pedagógicas em Rio das Ostras, o emprego de ações de pacificação nas escolas e o desenvolvimento de estratégicas comuns de neutralização de invasões de áreas públicas, entre outras. 

O delegado da Policia Federal, Júlio Cesar Ribeiro, aprovou a iniciativa dos prefeitos e colocou à disposição dos municípios sua equipe de inteligência, assim como de policiais federais e cães, que podem ajudar a combater a criminalidade. Ele também destacou a importância de desenvolver trabalhos de educação nas escolas, como também a responsabilidade das famílias na conduta de seus filhos menores de idade. 

A delegada Carla Tavares parabenizou a iniciativa dos prefeitos e destacou que o município de Rio das Ostras vem trabalhando em ações conjuntas para reduzir o índice de violência no município, o que tem trazido resultados positivos. Segundo a delegada, essas ações podem e devem ser estendidas a outras cidades. 

Os prefeitos de Macaé, Dr. Aluizio dos Santos; de Quissamã, Otávio Carneiro; de Carapebus, Amaro Fernandes; e de Conceição de Macabu, Claudio Linhares, foram representados, já que foram ao Rio de janeiro assinar o convênio do programa Somando Forças, do Governo Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário