terça-feira, 29 de abril de 2014

 On:terça-feira, 29 de abril de 2014
Posted by XICO DE PAULA

Alunos Da Rede Municipal Votam No Projeto “Câmara Juvenil”





Contribuir para que os jovens despertem para a importância do exercício da cidadania e também do conhecimento de seus direitos e deveres políticos. Este é o objetivo do projeto Câmara Juvenil, cujas eleições foram realizadas nesta segunda-feira (28) em 11 escolas da rede municipal, junto às turmas de 6º ao 9º anos. A expectativa é que o projeto envolva verdadeiros líderes capazes e críticos de contribuir com a sociedade.


O projeto é uma ação integrada entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e a Câmara Municipal. A apuração foi realizada nesta segunda-feira com a presença de dirigentes da escola e representantes da Câmara Municipal, que fazem parte do projeto.

A previsão é que o resultado da eleição seja divulgado até quarta-feira (30). Os eleitos vão atuar durante um mandato de dois anos. Durante a gestão, serão realizadas três sessões plenárias por ano, sendo uma solene (de posse ou despedida), em data previamente marcada pela Câmara Municipal.

As eleições dos 17 vereadores juvenis e suplentes movimentaram as unidades municipais. Uma delas foi o Colégio Municipal Engenho da Praia, que conta com 518 alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante todo o mês, os alunos do 8º e 9º anos tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma de ideias dos candidatos e também assistir aos debates.

- Este projeto é muito positivo, pois a proposta é oferecer aos jovens a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a importância do Legislativo Municipal -, ressaltou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

A ação conjunta visa propiciar aos alunos a oportunidade de se tornarem verdadeiros formadores de opinião e críticos dentro da sociedade macaense; podendo influenciar de forma positiva os espaços onde se relacionam em sociedade. Um dos exemplos foi a estudante e eleitora, Milena da Silveira, de 11 anos, que adorou participar do processo eleitoral. “Foi muito diferente. Gostei muito de votar e saber das propostas dos candidatos. Percebi que todos eles desejam melhorar a escola e o bairro em que vivemos. Só não vou contar em quem eu votei, pois é secreto”, declarou.

Também animada, a aluna do 6º ano, Caroline Ribeiro, de 12 anos, contou que adorou votar. “Esta é a oportunidade de escolhermos o melhor candidato para nos representar. Quando crescer não terei dificuldades nas eleições”, falou.

Para a diretora da unidade, Ivone de Jesus, o projeto Câmara Juvenil contribui para o desenvolvimento das potencialidades, habilidades, capacidade de reflexão e consciência crítica.

Após as eleições, os vereadores juvenis e seus orientadores escolhidos pela direção da escola, participarão de reuniões mensais que serão realizadas na Câmara Municipal. Na ocasião eles também vão participar de palestras com personalidades de Macaé e enfoques de assuntos sobre conscientização política, educação, cidadania e história. Além disso, os vereadores juvenis também vão fazer parte de passeios históricos pelo município.

Preparação - Para apresentar o projeto, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, e as coordenadoras do projeto, Nathália Monteiro e Stephanie Zuma Lacerda se reuniram com os diretores escolas participantes.

Diante da possibilidade de se tornarem vereadores, o projeto Câmara Juvenil também iniciou um processo de formação sociopolítico e cultural, por meio da interação entre as escolas municipais participantes e o Legislativo Municipal. O objetivo é reproduzir as sessões legislativas com a atuação dos vereadores juvenis.

Além disso, a equipe de coordenação realizou encontros com alunos, pais e responsáveis com a proposta de motivar quanto ao projeto e uma roda de conversa sobre “Política e Cidadania”.


Foto: João Barreto
+ Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário