quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mostra reúne fotos, pinturas e gravuras de Caymmi

Foto: Gabriel Sales
Foto da apresentação do cantor Cláudio Nucci
Com um amplo repertório de Caymmi, Cláudio Nucci fez show na abertura de exposição
Foto: Gabriel Sales
Foto de visitantes observando fotos e matérias de Dorival Caymmi expostas na Casa de Cultura
Fotos de Caymmi e matérias sobre o compositor integram a mostra
Foto: Gabriel Sales
Foto da entrada da Casa de Cultura
Entrada da Casa de Cultura onde acontece a exposição
Uma noite de redescobertas. Quem passou pela exposição “Caymmi – 100 anos – O Poeta do Mar”, em Rio das Ostras, na noite desta terça, 8, pôde conhecer outros gêneros artísticos desenvolvidas pelo compositor, ainda quando morava no Município. Além de escrever e melodiar canções que viriam a se imortalizar naMúsica PopularBrasileira, Dorival pintava e desenhava gravuras abstratas que retratavam sua terra natal, a Bahia. 

“Sempre ouvi canções de Caymmi, inclusive as utilizo para aplicar minhas atividades em sala de aulacom meus alunos. Mas confesso que o lado pintor é uma grande novidade para mim. Fico imaginando a genialidade deste artista que nos falava das coisas simples e do sentimento de jeito tão profundo”, disse a professora Débora Floresta. 

Entre as peças, estão 19 capas de LPs gravados por Dorival Caymmi, sua antiga máquina de escrever e partituras de músicas importantes do homenageado, como “Maracangalha”. Livros e revistas com entrevistas do artista também estão expostos para o público. Entre os antigos arquivos do acervo está a capa do jornal “O Fluminense”, do período em que o artista militava contra o gasoduto em Rio das Ostras. 

“De Salvador, na Bahia, Dorival Caymmi morou aqui em Rio das Ostras e tinha uma ligação com o mar, com os peixes e pescadores. E foi comesse este estudo que montamos esta exposição, na qual o visitante pudesse viver um pouco a vida do compositor”, relatou Cristiane Regis, uma dos curadores da mostra. 

Com fotos de Jorge Ronald e Edson Candorin, a exposição retrata momentos que Caymmi vivia na Cidade, como da sessão solene que recebeu o título de Cidadão Riostrense. 

Segundo Edson, conviver com Caymmi foi um privilégio. “Ele tinha um encanto por Rio das Ostras e morava aqui por opção. O lugar, que talvez lembrasse sua infância e juventude, na Bahia, o inspirava a escrever, pintar e descansar. Ele conheceu meu trabalho e pude começar minhacarreira com esse ilustre artista”, contou o fotógrafo. 

O prefeito Sabino esteve na abertura e falou sobre a importância do resgate histórico. “Rio das Ostras tem uma história muito emocionante, de gente trabalhadora e que durante muitos anos colaborou em seu progresso. Resgatar o período em que Caymmi viveu aqui é falar de um importante momento de nossa Cidade”, falou. 

CLÁUDIO NUCCI – O ex-integrante do Boca Livre, Cláudio Nucci, aproveitou a abertura da Exposição para executar um repertório com 20 músicas de Caymmi. O músico que convive com a família do compositor relatou que tem motivos de sobra para celebrar o centenário do artista.“Tive a oportunidade de visitar Dorival em sua casa aqui em Rio das Ostras e me surpreendia o amor que ele nutria pela Cidade”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário