EM QUISSAMÃ, CENTRO CULTURAL SOBRADINHO PASSA POR REFORMA
META É REVITALIZAR O ESPAÇO E MELHORAR AS ACOMODAÇÕES PARA O PÚBLICO
“Esta obra de manutenção e prevenção tem como objetivo oferecer boa estrutura para o público e visitantes. Estamos nos esforçando para continuar atraindo os olhares das pessoas para este patrimônio histórico que guarda muitas memórias quissamenses“, declarou a Arquiteta e Assessora da Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, Mariana Barcellos.
Visando contribuir com as melhorias, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, ofereceu a Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, capacitação para os seus funcionários. Mediante a solicitação de novos livros, a Secretaria também doará um acervo atualizado para a biblioteca, já que alguns livros didáticos foram descartados em função de estarem desatualizados e fora do contexto.
Segundo a Diretora do Centro Cultural Sobradinho, Carmem de Queirós Mattoso, as obras indicam o respeito com o qual o governo trata as questões da cultura no município. “O projeto visa mais segurança e melhores condições para que o público se sinta ainda mais confortável no Sobradinho”, destaca.
De 04 a 29 de agosto, para celebrar o mês do Patrimônio Histórico – Cultural e homenagear o dia do Folclore, o Cine Sobradinho realizará a Primeira Mostra Etnográfica. Este evento conta com a colaboração do Etnodoc e do Programa Educativo, ambos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, que também cooperaram com a doação de coletânea etnográfica para compor o acervo cinematográfico, que ficará à disposição da comunidade e principalmente das escolas do município.
Já no Museu Casa de Quissamã, haverá a exposição “A Cultura Indígena e suas influencias” no período de 06 a 31 de agosto. O evento elaborado em parceria com o Museu do Índio e com o apoio da Casa do Patrimônio Quissamã / IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem como objetivo, apresentar ao visitante práticas do cotidiano dos povos da floresta e as influencias desse universo cultural baseado em registros indígenas no cenário quissamaense.
O Memorial da Fazenda Machadinha também fará parte da comemoração da Semana de Patrimônio de 13 a 17 de agosto. Serão exibidos filmes com a temática preservação, identidade e tradição em parceria com o Escritório Técnico da Região dos Lagos – IPHAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário