Estação de Tratamento de Esgoto de Glicério com obras adiantadas
03/07/2014 09h21 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro
Foto: Divulgação
A obra vai beneficiar cerca de 2,5 mil moradores da localidade
Os trabalhos estão adiantados na nova ETE, que está sendo construída no terreno da antiga estação, no Centro de Glicério. De acordo com a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), a obra vai beneficiar também o Rio São Pedro, que nasce e corre pela região, e terá o manancial preservado.
A estação tem formato retangular, mede 12 metros de comprimento por seis de altura e seis de largura, e tem em sua estrutura placas metálicas, que recebem um revestimento de fibra de vidro para melhor preservação. A vazão será de cinco litros de esgoto por segundo.
A antiga estação de Glicério foi construída em 2004, funcionou até 2010 e recebeu algumas reformas. A Esane deslocou da localidade de Trapiche uma antiga estação, que está operando. Quando a nova estação ficar pronta, o equipamento atual vai ser montado em outra localidade menor.
- A ETE de Glicério vai alcançar o nível terciário de tratamento, que aumenta a eficiência do padrão detratamento de esgoto, simplificando a operação e o controle nos mesmos equipamentos -, explicou o presidente da Esane, Marcos Muffareg.
Investimento municipal e federal
A região serrana será beneficiada com projetos aprovados pelo Ministério das Cidades para oabastecimento de água nas localidades do Sana, Frade, Glicério, Trapiche e Óleo, além da construção da rede de esgoto. Os R$ 12 milhões de investimento são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
Já a prefeitura de Macaé vai liberar recursos próprios, no valor de R$ 3 milhões, para tratamento deágua e esgoto em várias localidades serranas. Os projetos fazem parte do Plano de Intervenção e Investimento 2014 da Esane, atendendo ao Sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
FOTOS RELACIONADAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário