sexta-feira, 25 de julho de 2014

Nova orla dos Cavaleiros e ampliação da RJ 106 serão inauguradas domingo

25/07/2014 15h36 - Jornalista: Andréa Lisboa
Foto da nova orla dos Cavaleiros
Foto: Ana Chaffin
A orla dos Cavaleiros passava por reconstrução desde abril de 2013
Um dos locais mais frequentado por macaenses e turistas, a orla da Praia dos Cavaleiros, que desde abril de 2013 passava por obras de reconstrução, será inaugurada no domingo (27), às 11h. APrefeitura está entregando a obra em duas fases: a primeira, que compreende a ciclovia e o calçadão, agora; a segunda parte será entregue em setembro. Essa decisão foi tomada para que a cidade possa já usufruir do calçadão e da ciclovia, tão importantes para o lazer e o turismo. A cerimônia vai acontecer nessa avenida, em frete ao no. 2.620. Às 10 horas, a obra de ampliação da RJ 106 (rodovia Amaral Peixoto) também será inaugurada. O evento será realizado em frente à Churrascaria Galope.


O projeto da orla da Praia dos Cavaleiros partiu de um novo conceito, com a finalidade de oferecer maior mobilidade aos pedestres. O trânsito na avenida Atlântica já acontece em uma só faixa e oestacionamento de veículos é permitido apenas nas ruas transversais. Serão entregues posteriormente três rampas para cadeirantes e quatro escadas, que vão dar acesso à faixa de areia, além dos banheiros. Em setembro, também serão entregues duas academias de ginástica para o público jovem e uma para a terceira idade, no trecho que fica mais próximo ao fim da Orla dos Cavaleiros e início da reserva de restinga.

As duas obras foram patrocinadas com recursos próprios da Prefeitura. A da orla esteve a cargo da Secretaria de Obras e Urbanismo e a da RJ 106, da secretaria de Manutenção, Vias, Parques e Jardins e Cemitérios. A orla ganhou nova ciclovia, postos salva-vidas, além de um calçadão ampliado, que terá em torno de 5 metros e meio. Foi feita ainda a reconstrução do deck de madeira, a recuperação do passeio com granito e manutenção da iluminação pública. A obra foi necessária em cerca de 800 metros da orla que foi destruída por forte ressaca em 2011. Foi preciso construir um muro de contenção em concreto armado, tubos metálicos e malhas de aço preenchidas com pedras, uma estrutura mais resistente aos eventos climáticos.

Já a RJ-106, via de acesso a Macaé e às empresas da área offshore da Bacia de Campos, foi ampliada em 2,6 metros, num trecho de cerca de 2.500 metros desde o Parque de Tubos até o trevo da Praia do Pecado, e também recebeu paisagismo. A intervenção na pista teve duração de 10 meses e está em fase final de colocação de novo material asfáltico. Com essa iniciativa, a Prefeitura, conseguiumelhorar a capacidade de fluxo de veículos na rodovia Amaral Peixoto, diminuindo a retenção do trânsito nas horas de maior movimento. O trabalho prosseguirá com o recapeamento asfáltico da pista dupla até o trevo da Praia Campista (Posto BR).
FOTOS RELACIONADAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário