terça-feira, 26 de maio de 2015

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 29 DE MAIO, EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

O PÚBLICO-ALVO DEVERÁ PROCURAR O LOCAL MAIS PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA PARA SE IMUNIZAR.

Foto: Adilson dos SantosCampanha de Vacinação Contra Influenza - Foto: Adilson dos SantosA Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio da Coordenação de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde, resolveu prorrogar a Campanha de Vacinação Contra Influenza até o dia 29 de maio em função da baixa procura, pois a meta é vacinar pelo menos, 80% de cada grupo. O público-alvo deverá procurar o local mais próximo a sua residência para se imunizar. Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e o Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas estão aplicando as vacinas.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre sete e 14 dias, a partir da contaminação pelo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
“A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. Cabe ressaltar que público-alvo são crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas com prescrição médica, indivíduos com mais de 60 anos, prisioneiros, funcionários do sistema prisional e povos indígenas”, declarou a Coordenadora do Programa de Imunização, Natália Alves.
Para tentar reduzir a propagação do vírus, é importante tomar alguns cuidados como higienizar as mãos com água e sabão líquido, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca após contato com superfícies, ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço, evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença, ingerir pelo menos de oito a 10 copos de água por dia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário