sexta-feira, 22 de maio de 2015

Jogos Escolares da Juventude: alunos se destacam e se classificam para etapa nacional

21/05/2015 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade
três atletas exibindo a medalha adquirida de cada um.
Foto: Moisés Bruno
Conquistas da rede municipal, dois alunos do Ciep Municipalizado Maringá se classificaram para os Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os estudantes-atletas conquistaram quatro medalhas de ouro na etapa dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, promovido no Centro de Educação Física da Marinha.
Natan Portugal foi campeão de 75 metros rasos e 100 metros barreiras. Já Solene Martins de Paula, garantiu o primeiro lugar nas modalidades de lançamento de dardos e disco. Os estudantes fazem parte do programa Atleta na Escola, que é promovido pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) em parceria com a Secretaria de Educação e o Ciep Municipalizado Maringá.

Além das medalhas de ouro, Macaé também se destacou na etapa estadual com a classificação da aluna Larissa Portugal, que ficou com o bronze na modalidade 80 metros com barreiras. Na lista também estão as vencedoras do quarto lugar de Kamylle Araújo, que ganhou na competição de 80 metros com barreiras e mil metros rasos, além de Bianca Barreto no lançamento de dardos. A estudante Rebeca Luane da Silva Aguiar, conquistou a quinta colocação no mil metros rasos.

Entusiasmados com os resultados na etapa estadual, Natan Portugal, de 14 anos e Solene Martins, 12 anos contam com a mesma opinião sobre o atletismo. Apontados como promessas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, os alunos fazem questão de participar de todos os treinos e se dedicar aos estudos. “Esta é a nossa vida. Comecei há três anos no projeto e não me vejo me dedicando a outro esporte. Queremos seguir o atletismo. Sonhamos em sermos classificados para Jogos Escolares Sul-Americanos”, disse Natan, que ficou na 13ª colocação nos Jogos Nacionais de 2014.

Também com expectativa de ir aos Jogos Estudantis da Juventude, a aluna Larissa Portugal, de 13 anos, confessa que poderia ter obtido melhor resultado se não tivesse parado no projeto. “Tiver que deixar de frequentar as aulas para dar um suporte para minha mãe em casa. No ano passado cheguei a ir para os Jogos Nacionais. Este ano, ainda tenho uma chance de ir. Estou muito feliz de poder retornar aos treinos. O atletismo mudou minha vida”, contou.

Bom desempenho no esporte e também em sala de aula

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria com a Fesportur com o "Atleta na Escola" contribui para a democratização do acesso ao esporte e identificação de talentos. Já a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, afirmou que o projeto contribui para o desenvolvimento do ensino e revelação de habilidades.

Empenhados, os atletas que fazem parte do projeto “Atleta na Escola”, treinam na academia do Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt e no Ciep Municipalizado Maringá, segundas e quartas (manhã) e terças e quintas (tarde). Sob o olhar atento dos professores, Hiller Franco e Leonardo Areas, cerca de 70 alunos na faixa de 9 a 20 anos que participam do programa, treinam nos horários divergentes aos de aula. Os alunos integrantes devem apresentar bom desempenho nos estudos.

De acordo com o professor de Educação Física, Hiller Franco, outra expectativa também é trazer medalhas na etapa estadual dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, categoria B, que abrange a faixa de 15 a 17 anos. “Estamos muito satisfeitos com o empenho dos alunos”, finalizou.

Próximas etapas - As próximas competições que os alunos do Ciep Municipalizado Maringá participarão são: Competição Aberta de Juvenis, dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de maio, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Eles também vão se integrar ao Campeonato Estadual de Atletas Menores, que será realizado no dia 29 deste mês, na sede da Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro e 30 e 31, na Vila Olímpica Mato Alto, em Jacarepaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário