MEMBROS DO COMTUR DE QUISSAMÃ SE REÚNEM PARA DISCUTIR SOBRE O PLANO DE USO DO PARQUE NACIONAL RESTINGA DE JURUBATIBA
O ENCONTRO FOI PROMOVIDO PELA COORDENADORIA DE CULTURA E LAZER NESTA QUARTA-FEIRA (06), NO CENTRO CULTURAL SOBRADINHO
O objetivo é estimular, organizar e empreender o turismo quissamaense integrando o turismo cultural e ecológico com soluções sustentáveis e geradoras de renda. Na ocasião, alguns conselheiros apresentaram uma breve retrospectiva do Parna lembrando iniciativas. Já o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jorge Penha destacou a necessidade de aproximação e valorização das pessoas que vivem no interior e no entorno do Parque, considerados por ele, “os verdadeiros guardiões de Jurubatiba.”
Segundo a Coordenadoria de Cultura e Lazer, Marta Medeiros, a ideia da reunião em Quissamã, surgiu no último encontro dos conselheiros realizado na sede do parque em Macaé, em função da necessidade de tornar acessível com sustentabilidade os recursos do Parna para o uso público. Todos os encontros são abertos ao público.
“Acreditamos que será possível abrir o Parque para visitação, de forma organizada e sustentável. Vale destacar que o Parna Jurubatiba foi escolhido como um dos parques das Olimpíadas de 2016 a partir de uma proposta do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, disse a Coordenadora de Cultura e Turismo.
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga. Localiza-se na região Norte do estado do Rio de Janeiro, abrangendo as planícies fluviais e marinha do litoral dos municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé. Compreende uma faixa de orla marítima com 14.860 hectares de área e 44 quilômetros de extensão ao longo da praia. Da área total, 62,38% está no município de Quissamã.
A reunião foi conduzida por Marta Medeiros e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jorge Penha, representantes do setor, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Fonseca, a curadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, Helianna Barcellos, a presidente da Colônia de Pescadores Z-27, Rosemary Ribeiro, José Borba Pessanha da Associação de Moradores da Praia de João Francisco, Leandro das Neves, turismólogo e equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O próximo encontro acontecerá no dia 20/05 às 15h, também no Centro Cultural Sobradinho. Além dos Conselheiros estão convidados representantes dos coletivos organizados diretamente ligados ao Parna Jurubatiba e interessados no desenvolvimento sustentável do Turismo em Quissamã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário