Prefeitura de Nova Friburgo reinaugura Biblioteca Pública Municipal
Publicado em 6 maio de 2015
A Prefeitura de Nova Friburgo – Região Serrana do Estado Rio de Janeiro – reinaugurou, após diversas intervenções, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, na tarde desta terça-feira, 05. A biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e do acervo e ainda contará com toda a informatização, além de sua desfungização e desinfecção que já foi iniciada. Para o Secretário de Cultura, David Massena, um trabalho que parecia impossível.
“No ano passado, quando assumimos a Secretaria de Cultura, o Prefeito me perguntou informalmente no gabinete sobre o estado da Biblioteca Pública Municipal e prometi um diagnóstico. Confesso que não tive coragem de voltar. Eu vim até a biblioteca, dei uma olhada geral, conversei com a equipe e disse: “não tenho que levar diagnóstico ao prefeito, tenho que arregaçar as mangas e fazer alguma coisa pela biblioteca.”, disse David.
Sonho realizado com muito suor e a ajuda de muitos amigos, tanto que durante a cerimônia de reinauguração, o Prefeito Rogério Cabral e o Secretário de Cultura David Massena fizeram questão de agradecer o empenho de todos da prefeitura e dos parceiros da iniciativa privada que tornaram a revitalização de todo o espaço possível.
“Eu conhecia a biblioteca da época em que era vereador e sabia como estava abandonada e você (David Massena), junto com todos os profissionais daqui, se dedicaram e com o apoio das demais secretarias e ajuda da iniciativa privada, com poucos recursos da prefeitura, mas com muita boa vontade estamos vendo hoje um belíssimo espaço sendo colocado à disposição da nossa população. Não tenho dúvidas que todos aqueles que vierem até a biblioteca vão bater palmas pelo trabalho realizado aqui”, revelou o Prefeito Rogério Cabral.
O prefeito Rogério agradeceu ao secretário David Massena e sua equipe pelo empenho na reforma do espaço
Hoje, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Ligouri conta com o espaço físico todo reorganizado, com as prateleiras bem distribuídos, com sala para leitura infantil e deficientes visuais, com pontos de internet inteligente e uma sala de informática com 30MB de velocidade, além de ser a sede da Secretaria de Cultura, lugar estratégico como revelou David Massena: “Hoje a secretaria está em um lugar emblemático, porque nunca mais vamos permitir, enquanto estivermos aqui, que um acervo dessa importância seja tratado da forma como vinha sendo tratado.”
De acordo com a Secretaria de Cultura, do acervo de 30 mil livros, dois mil necessitaram de descarte devido aos fungos e foram substituídos através da reserva técnica. Mas todo o esforço foi recompensado. Nova Friburgo foi selecionada entre as 50 bibliotecas mais importantes do país, através da Fundação Bill & Melissa Gates e será contemplado com 10 computadores de ponta e todo trabalho de informatização em parceria com a Biblioteca Nacional.
Biblioteca Pública Municipal
A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo foi fundada em 1941 pelo prefeito Dante Laginestra e um grupo de idealistas abnegados ligados à cultura, especialmente por Décio Monteiro Soares, seu primeiro diretor. Na gestão do prefeito Feliciano Costa, mais precisamente em 1958, Dona Margarida Liguori se transferiu do Rio de Janeiro para Nova Friburgo e iniciou um trabalho incansável, construindo um acervo importante e desenvolvendo projetos educacionais, culturais e sociais. Dona Margarida esteve durante cerca de 50 anos à frente da diretoria da biblioteca, quando esta ainda funcionava na Casa do Barão, na Praça Getúlio Vargas.
Há 15 anos o acervo da Biblioteca Municipal, que já foi considerado uns dos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro nos anos 70, foi transferido para o primeiro andar do antigo prédio do Banco do Brasil, onde hoje, funciona a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Friburgo.
Maria Margarida Liguori
Maria Margarida Liguori nasceu em 1º de fevereiro de 1922, em Duas Barras, Estado do Rio de Janeiro. Em 1958, a convite do prefeito Feliciano Costa, assumiu a direção da Biblioteca Pública Nacional de Nova Friburgo. Iniciou na Biblioteca incansável, construindo um acervo importante e desenvolvimento projetos educacionais, culturais e sociais. Maria Margarida Liguori esteve cerca de 40 anos à frente da direção da biblioteca. Faleceu em 12 de julho de 2012.
Fotos: Daniel Marcus
Nenhum comentário:
Postar um comentário