segunda-feira, 25 de maio de 2015

Semana Mundial do Brincar: bonde resgata brincadeiras de antigamente
Adoletá, cinco marias, bambolê, pular corda, jogo da velha, vivo morto, corre cotia. As brincadeiras de antigamente foram o tema da edição deste mês do BondeBrincar, realizado na tarde deste domingo (24). Pela primeira vez, a iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur) fez parte da Semana Mundial do Brincar, e por conta disso todas as crianças e jovens até 18 anos não pagaram passagem.
Dentro do veículo especialmente decorado para receber os pequenos, tio Fernando e a boneca Vivi animaram adultos e crianças, com histórias sobre os pontos turísticos do Centro e relembrando brincadeiras que foram esquecidas ao longo do tempo.
No término do passeio de 15 minutos, na Praça Mauá, muito espaço para correr, pular e se divertir, com auxílio de monitores que organizavam as atividades.
O gerente comercial, Vinícius Sasaki, levou os dois filhos para passear no Centro Histórico e definiu o programa como “completo”. “As crianças podem brincar e a gente aprende coisas novas sobre a nossa cidade. Tinham brincadeiras também que nem eu mesmo conhecia”, afirmou o pai de Gabriela, de 5 anos, e Vinícius Jr, de 2 anos.
“As crianças pedem tanto para a gente brincar com elas, mas muitas vezes não temos tempo e nem espaço para isso. Aqui, sim, temos tempo e espaço de sobra. Hoje é uma tarde em que podemos reforçar os laços entre pais e filhos”, definiu a cuidadora de idosos, Fabiana Bezerra, acompanhada da filha Sofia, de 5 anos.
Até o dia 30
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha de caráter comunitário que tem como proposta chamar a atenção da comunidade santista para a importância do brincar como forma de expressão e direito fundamental das crianças, sensibilizando os adultos a criar oportunidades, tempos e espaços adequados, seguros e estimulantes para a atividade e a convivência familiar.
A programação se encerra no próximo dia 30 e para saber mais sobre as próximas atividades acesse: www.turismosantos.com.br
Fotos: Isabela Carrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário