DIVISÃO AMBIENTAL DE QUISSAMÃ RESGATA MACACO BUGIO
ESPÉCIE FOI SOLTA EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO
Resgatado em uma árvore no fundo do quintal de uma residência, o animal foi examinado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca antes de ser solto em uma área de Mata Atlântica, localizada dentro do município.
De acordo com o GM da Divisão Ambiental, Luiz Felipe, que fez parte da operação de resgate e soltura do macaco, foi correto o procedimento dos moradores em entrar em contato com a Guarda Municipal para fazer a captura do bugio. “Com as informações sobre o tipo de animal e localização, os guardas da divisão ambiental vão estar preparados para o resgate, evitando riscos para a população e para os animais”, explicou.
Ele ressaltou que este tipo de resgate envolvendo macacos é muito raro, pois são animais muito ágeis, e neste caso só foi possível porque a espécie foi para o chão o que facilitou a captura. Outras espécies também costumam se resgatadas no município como: tamanduás, jacarés e tatu, que podem ser soltos em seu habitat natural ou encaminhados para um local apropriado. Além do GM Luiz Felipe, participaram da operação os guardas municipais Orbílio, Marins e Cabral.
Fica o alerta da Divisão Ambiental para a população entrar em contato imediatamente com a Guarda Municipal, que funciona 24 horas e pode ser acionada através dos telefones 153 ou 2768 2482, no caso de localizar alguma espécie de animal fora de seu habitat.
O Macaco Bugio (também conhecido por guariba ou barbado) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos e castanho. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário