domingo, 29 de novembro de 2015

Cultura: projeto Lugares de Memória finaliza ano com êxito

E-mailImprimir
No domingo (29), acontecerá a última edição de 2015 do Projeto Lugares de Memória, que consiste em passeios e visitas guiadas por locais importantes para Macaé em termos turísticos, históricos e culturais. Quarenta pessoas vão sair do Solar dos Mellos, às 8h, percorrerão prédios antigos como a Câmara Municipal de Macaé, Igreja de Sant'Anna e o Forte Marechal Hermes. O evento termina, às 12h30min, no 1° Festival de Food Truck (Imbetiba).
Lugares de Memoria Forte Marcehal TA new
                                                                        Foto Juranir Badaró/ Secom
Segundo a coordenadora do Projeto Lugares de Memória, Alice Tavares, foram oito encontros, em 2015, de março a outubro. Trezentas e cinquenta e quatro pessoas participaram das atividades, visitando o roteiro urbano, a Fazenda Airis e o Parque Atalaia (Região Serrana). Isso se deu sempre nos últimos domingos de cada mês.
- Vinte e quatro integrantes do 95° Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior, com idades entre sete e dez anos, marcarão presença nesta última edição do projeto, diz Alice.
Fazendo um balanço do Projeto Lugares de Memória que também ocorreu nos períodos da manhã e tarde de todas quartas-feiras, de março a novembro deste ano, foram 876 pessoas, entre alunos e membros dos grupos da terceira idade, percorrendo o roteiro urbano e o Parque Atalaia.
No projeto sempre há presença de turismólogo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Tecnológico e Turismo e historiador do Solar dos Mellos. "O diferencial é o trabalho desses profissionais, garantindo mais informação sobre os espaços históricos, culturais e turísticos", conta a coordenadora.
Sucesso marca projeto
Para a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, o Projeto Lugares de Memória termina 2015 com sucesso. "Estamos finalizando a atividade com muita vitalidade e também com o respaldo da sociedade", comenta, acrescentando que: "É necessário valorizar e reconhecer a ocupação do espaço público, por meio do contexto histórico, turístico e cultural. Tudo isso colabora para formar cidadãos mais nutridos de cidadania".
Disseminação de Conhecimento
Entre os conhecimentos que vão ser disseminados, no domingo, está o de que o Forte Marechal Hermes foi instalado no século XVII, tendo sua origem como Forte Santo Antonio do Monte Frio. A Bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal e inaugurada no dia 15 de abril de 1910. Os visitantes também ficarão sabendo que a Igreja dos Jesuítas da Fazenda de Sant'Anna fora edificada pelos padres da Companhia de Jesus no século XVIII, na sesmaria solicitada por eles, no ano de 1630, para estabelecimento de um engenho e lavoura canavieira.
Alexandre Badaró
Da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário