segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prorrogação do inicio da operação do Mamógrafo móvel em Conceição de Macabu

COMUNICAÇÃO PMCM 25 DE NOVEMBRO DE 2015 0
4D919D15-902C-4155-846F-84515ED20A41-620x465
Prorrogação do inicio da operação do Mamógrafo móvel em Conceição de Macabu
A Coordenação do Rio Imagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Conceição de Macabu informando sobre a necessidade de prorrogação da operação do mamógrafo móvel, no município. O atendimento que começaria a partir do dia 26 de novembro terá início no dia 04 de dezembro, com previsão de término no dia 06 de janeiro de 2016.
Na oportunidade, as mulheres de Conceição de Macabu poderão realizar exames de Mamografia, Ultrassonografia e Biopsia de caráter eletivo, na unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde, que ficará na Praça Nossa Senhora da Conceição. O serviço estará disponível de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, de 08h às 15h.
“O mamógrafo móvel permite que tenhamos uma campanha constante de alerta e prevenção ao câncer de mama. Assim como chama atenção para a importância de fazer o exame e todo o acompanhamento necessário para ter um diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no tratamento da doença”, ressalta a secretária Municipal de Saúde, Karla Vecci, relembrando que em outubro, a secretaria realizou várias atividades contra o câncer de mama, em função da Campanha Nacional Outubro Rosa.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais comum no mundo. No Brasil, é o mais frequente entre as mulheres e apresenta taxa de mortalidade elevada. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2015, o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos da doença – destes, cerca de oito mil devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro. Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%.
Como agendar o exame – Para o conforto dos pacientes, as unidades móveis só realizam exames agendados, não havendo encaixes ou distribuição de senhas. Para a marcação de exames, o paciente deve entregar o pedido emitido por um médico credenciado ao SUS à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço e informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis, pelo município de residência, para que então possam encaminhar ao seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário