segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festival Recife do Teatro Nacional termina com espetáculos para a garotada

img_alt
Último dia do evento teve atrações nos teatros Hermilo Borba Filho e Santa Isabel. (Foto: Divulgação)


Foram nove dias onde o público do Recife pode conferir o que de melhor, a cena local pernambucana vem produzindo. E neste domingo (29), o 17º Festival Recife do Teatro Nacional chegou ao término com a apresentação de dois espetáculos para toda a família nos teatros Hermilo Borba Filho e Santa Isabel. O festival foi uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

No teatro Hermilo, adultos e crianças puderam entrar no universo nordestino da ludicidade com o espetáculo As Travessuras de Mané Gostoso. Utilizando música, bonecos e uma perfeita interação com o público presente, a Cia. Meias Palavras trouxe os contos populares para o palco, numa montagem divertida e alegre que narrou a história do boneco Mané Gostoso e suas peripécias. A administradora Ana Santos e o filho Matheus, de 10 anos, se divertiram com a peça. “Um trabalho muito gostoso. Eu voltei à minha infância também. Valeu demais”, afirmou.

À noite, fechando a programação do 17º FRTN, aconteceu a segunda apresentação do espetáculo Presente de Vô, do Grupo Ponto de Partida, de Minas Gerais. Durante pouco mais de uma hora o público foi convidado a entender como é importante manter as boas lembranças a infância, para a construção de uma fase adulta mais harmônica e saudável. Para aqueles que haviam perdido suas memórias, o remédio era ser “concertado” na oficina do Vô, figura interessante que tinha esse “trabalho” como seu ofício de vida. Música, teatro, dança compuseram o andamento do espetáculo que, realmente, é uma montagem para todas as idades.

O diretor de Artes Cênicas do Recife, Romildo Moreira, avalia de forma bastante positiva o do festival. “Sim, tivemos um saldo positivo. Chamamos a classe para discutir um formato dentro da nossa realidade atual e possibilitamos a um público que normalmente não frequenta o teatro com assiduidade, a oportunidade de vir com preços bem acessíveis para assistir atrações com qualidades artísticas muito boas. O saldo para a produção local não poderia ter sido melhor, já que fizemos uma amostragem do que foi produzido nesses últimos dois anos aqui no Estado. O que nos anima para fazer o Festival em 2016 ainda mais elaborado".
O 17º Festival Recife do Teatro Nacional homenageou este ano o jornalista, ator e diretor Valdi Coutinho. Durante nove dias, 15 companhias realizaram 16 apresentações nos teatros Luiz Mendonça (Boa Viagem), Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e ainda no Espaço Cênicas, no bairro do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário