sábado, 28 de novembro de 2015

 
Teresópolis, 26 de novembro de 2015 

Nesta sexta, dia 27 de novembro, será a vez do Colégio Estadual Presidente Bernardes, no populoso bairro de São Pedro, em Teresópolis/RJ, receber a Caravana Ambiental do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), através de sua Superintendência Regional do Rio Piabanha, onde Teresópolis está circunscrita.   

Desde o início do mês, o colégio vem recebendo apoio de técnicos, da educadora do INEA, Maysa Henriques e da coordenação local da SEA - Secretaria Estadual do Ambiente, para os eventos preparativos com professores e alunos tais como o Tela Verde, de projeção de filmes educativos com debates com os alunos do Presidente Bernardes e do EJA. 

No caso do filme, Como os lobos mudam os rios, “ficou evidente no debate a importância da cooperação e sobre a visão sistêmica que temos que ter no olhar para o nosso entorno, o nosso ambiente” explicou Maysa. 

Os alunos, acompanhados de seus professores, também já fizeram um levantamento com diagnóstico da situação ambiental no entorno e plantaram 90 mudas de árvores frutíferas na escola para apresentarem no dia 27. 

A diretora da escola, Criselidia Nicolau, agradeceu todo apoio recebido das equipes da SEA/INEA e convida toda a comunidade para o evento de amanhã que contará com estandes informativos e demonstração de práticas ambientais dos Guarda Parques do Parque Estadual dos Três Picos, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, Guarda Florestal Estadual (PM), UNIFESO e do Corpo de Bombeiros, que farão uma simulação de evacuação do espaço nesse dia que, contará ainda, com exposições dos trabalhos e ações realizadas durante o mês de novembro (pintura, plantio e reaproveitamento de reciclados) e das fotos das vivências dos alunos, dentro e fora da escola. Um grupo musical de alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Presidente Bernardes fechará o evento. 

O INEA também levará uma exposição de brinquedos e jogos feitos com matéria-prima de gaiolas apreendidas em operações contra a captura de pássaros realizadas pelo Parque Estadual dos Três Picos e que “atrai a atenção dos estudantes e podem ser utilizados para transmitir noções de matemática e física” explica o guarda-parque, Antônio Pestana, criador das peças. 

O evento acontece das 9h às 17h no Colégio Presidente Bernardes que fica na Rua Fileuterpe, S/Nº, no Bairro de São Pedro em Teresópolis. 

Sugestão de legenda da foto

"É muito importante a nossa participação nesses eventos junto aos estudantes para a conscientização e uma maior integração entre as comunidades e as unidades de conservação, além do conhecimento das nossas ações de conservação, seja através do trabalho dos guarda-parques, do Prove que trata da reciclagem do óleo vegetal usado ou das oficinas culturais, isso tudo proporciona um estímulo para a mudança de comportamento", afirmou o Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa, em recente participação em evento similar no Colégio Estadual Lions Clube, também em Teresópolis. 

Fotos dos preparativos e plantio - SEA/INEA
• Fotos
• Comentários
Transparência
Banners
Links Uteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário