sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Professores recebem homenagens no encerramento do Programa Estrada para a Cidadania Por Janaína Silva em 27/11/2015
O Programa Estrada para a Cidadania, da CCR Via Lagos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), chegou ao fim ontem (26/11) e a cerimônia de encerramento foi realizada numa agradável tarde de homenagens. O evento aconteceu em Araruama, com a presença dos secretários de Educação dos municípios envolvidos.



Na ocasião, foram entregues os certificados das oficinas pedagógicas aos professores que aplicaram o programa nas turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. A professora Cristiane Pereira de Souza que atua na Escola Municipal Cecília Nogueira, no bairro Jacaré, em Cabo Frio, comentou sobre a importância do Programa: “Falar de Educação Ambiental é levar o aluno a ter consciência de valorização do ambiente, respeitando sua vivência e levando-o a reflexão, além do meio onde vive”.



Também foram homenageados o coordenador de Educação Socioambiental da SEME e responsável pela aplicação do programa em Cabo Frio, professor Luiz Felipe, e a Secretária Adjunta de Educação, professora Elenice Martins, pela atuação e comprometimento com a concessionária CCR Via Lagos, no Estrada para a Cidadania.

Durante todo o ano letivo, cerca de 140 professores passaram por Oficinas Pedagógicas de capacitação para o uso do conteúdo pedagógico.  As oficinas foram aplicadas por uma equipe qualificada da concessionária, que trazia diversas sugestões de atividades: músicas, dinâmicas, histórias, vídeos, além de propostas de ações para incentivar a garotada, como confecção de cartas para os motoristas, peças teatrais, distribuição de sementes, entre outras.  A parceria beneficia cerca de 5.851 alunos, do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, de 44 escolas municipais cabo-frienses. Alunos e professores receberam todo o material didático necessário para efetivar o trabalho, inclusive os produzidos em Braille para professores e alunos cegos.



De acordo com a Secretária Adjunta Elenice Martins, o Programa é um grande diferencial, principalmente por atuar no trabalho de prevenção. Ela destaca que, ao abraçar o programa, a SEME está efetivando o compromisso de unir esforços em prol da Educação. “Estamos certos de que a educação é o melhor caminho para diminuirmos a violência nas estradas e as catástrofes ambientais. O trabalho atinge diretamente os alunos, mas também atinge toda a comunidade e familiares indiretamente, incutindo valores como respeito, responsabilidade e solidariedade. Esse programa ajuda a promover mudanças positivas de hábitos e de comportamentos”.

Para Luis Felipe, Coordenador do Programa no município, “foi uma tarde de encontro dos professores para confraternização, troca, interação e de reconhecimento por parte da CCR pelo trabalho que os professores, coordenadores e secretários desenvolvem. Pois quem participa do encerramento percebe a seriedade do projeto e se sente motivado a participar no próximo ano”. 

O Programa Estrada para a Cidadania, daCCR ViaLagos,mobilizou mais de mil estudantes dos seis  municípios da Região dos Lagos envolvidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário