sábado, 28 de novembro de 2015

Festival de Dança Africana e Afro-brasileira marca rede municipal

27/11/2015 09:57:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto de crianças apresentando dança africana
Foto: Maurício Porão
Produção de coreografias incentiva valorização da identidade cultural
Com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos e professores da rede municipal, com desenvolvimento da produção de coreografias, o primeiro Festival Municipal de Dança Africana e Afro-brasileira de Macaé marcou o espaço da Rinha das Artes, nesta quinta-feira (26). O evento é uma ação da Secretaria de Educação, que encerra nesta semana a programação da Consciência Negra nas escolas municipais. O próximo passo da rede municipal é promover o Fórum Permanente de Educação e Cultura para Diversidade Étnico-racial, no dia 3 de dezembro, no auditório da Cidade Universitária, a partir das 9h.
Com o tema “Danças Africanas e Afro-brasileiras”, a programação foi contagiada pela emoção e talento de alunos de nove escolas da rede pública. Entre as unidades participantes estão Professora Neiva Mariano dos Santos, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Wolfango Ferreira, Renato Martins, Elza Ibrahim, Olga Benário, além dos alunos das escolas municipais Amil Tanos e Neusa Goulart Brizola.

Com figurinos e coreografia caprichados, os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação Infantil apresentaram as produções culturais, que foram trabalhadas no decorrer deste ano letivo junto às aulas de disciplinas variadas. O festival contou com apresentação do grupo de contadores de historias da rede municipal, HistoriArte, maracatu, maculelê e capoeira da Associação Raízes de Aruanda, sob o comando do mestre Manoel da Cruz, o Dengo.

Os grupos foram avaliados diante dos seguintes quesitos: criatividade, empatia, domínio coreográfico, interpretação e fidelidade histórico-cultural.Todos os participantes do primeiro Festival Municipal de Dança Africana e Afro-brasileira de Macaé receberão certificados. Também serão distribuídas medalhas para todos os integrantes do grupo, coreógrafo e troféus para as escolas dos respectivos grupos.

Presente no festival,o secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que o objetivo da programação foi alcançado. “A intenção é despertar o interesse pelo estudo da cultura afro através de várias estratégias pedagógicas, em especial, a dança. A rede municipal tem a proposta de incentivar a valorização histórica-cultural da população negra brasileira e macaense”, frisou.

Elogios - O evento foi aprovado pelos participantes. Entre os animados estavam Alessandra Pedrosa, representante da Cia de Dança Africana Ereokae. Também entusiasmadas estavam as alunas das unidades municipais Maria Isabel Damasceno Simão, Polyanna Trindade e do Ciep Municipalizado Maringá, Nicole da Silva, que foi eleita recentemente a Miss Beleza Negra da unidade. “Estamos felizes. É muito legal ensaiar, estudar sobre a história dos negros, a cultura e nossa identidade”, contou Nicole.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a proposta é destacar o ensino da história e cultura afro-brasileira e inúmeras etnias que fazem parte da sociedade. Já uma das responsáveis pelo programa de Cultura Brasileira e Indígena, Alice Lopes, afirmou que o trabalho foi intensificado na rede municipal com a proposta de instrumentalizar os educadores com as novas metodologias e informações para trabalhar com a temática das relações raciais e indígenas (Lei 11645/08).

- O festival foi um sucesso. Agradecemos pelo apoio da vice-presidência de Preservação e Promoção de Igualdade Cultural e Racial do Município, Zoraya Bráz. Estamos trabalhando diante da lei complementar à Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário