quarta-feira, 29 de junho de 2016

Atentado na Turquia liga "alerta amarelo" para a Rio-2016, diz ministro

"O ministério vai pedir reforço de segurança", afirmou Maurício Quintella, da pasta de Transportes

© Folhapress
BRASIL TERRORISMOHÁ 3 HORASPOR FOLHAPRESS
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse nesta quarta-feira (29) que o atentado desta terça (28) em Istambul, na Turquia, amplia a necessidade de reforço de segurança nas áreas públicas dos aeroportos durante as Olimpíadas no Rio, que acontecem em agosto.
PUB
"Os atentados de Bruxelas e de Istambul acenderam o alerta amarelo", afirmou, em entrevista para lançar o manual de operação dos aeroportos durante os Jogos.
Nos dois casos, terroristas atacaram nas áreas públicas, aproveitando-se da facilidade para entrar com armas e explosivos. "O ministério vai pedir reforço de segurança nessas áreas", afirmou, sem, no entanto, detalhar como seria o reforço.
Quintella descartou, porém, o uso de aparelhos de raio-X nos acessos às áreas públicas. No Brasil, este procedimento só é usado para o acesso às áreas restritas.
Segundo o diretor do departamento de gestão aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, Paulo Henrique Possas, os procedimentos adicionais de segurança serão definidos pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça.
Quintella disse que há preocupação também com a via de acesso ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, a principal porta de entrada de turistas e atletas para os Jogos."O Galeão tem apenas um acesso e precisamos garantir que não haverá bloqueio", explicou, citando a possibilidade de protestos como uma das preocupações.
O manual lançado nesta quarta padroniza os procedimentos em 40 aeroportos brasileiros, que receberão cerca de um milhão de pessoas para a Olimpíada, segundo estimativa do ministério.
Entre as medidas propostas, está a adoção de procedimentos para a chegada e partida de atletas com necessidades especiais que disputarão a Paraolimpíada, em setembro.
O governo lançou também um hotsite para auxiliar os viajantes, com informações sobre voos, documentos necessários e rotas entre o aeroporto e os locais de hospedagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário