segunda-feira, 27 de junho de 2016

Escolinha de Trânsito visita escolas

23/06/2016 15:45:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças sendo educados sobre trânsito na escola
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Ação foi realizada em unidades do Engenho da Praia e Lagomar
A “Escolinha de Trânsito”, participou, esta semana, da ação realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Programa “Circulando no Trânsito”, com atividades ligadas ao tema, em unidades de ensino nos bairros Engenho da Praia e Lagomar. Desta forma, os alunos da Educação Infantil das escolas Professora Esmeria Pereira Reid dos Santos e Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores tiveram dias de aprendizado sobre educação para o trânsito, com direito a percorrer circuito especialmente montado para o evento.
As crianças receberam orientações para que respeitem as regras de trânsito e também puderam verificar, na prática, como se comportar, fazendo a simulação na réplica das vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E por meio dele, aprenderam o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas.

- É muito importante saber que as escolas estão cada vez mais interessadas em adotar o trânsito como tema de suas atividades. E para nós esta parceria é muito positiva, já que desta forma ajudamos a formar ainda mais cidadãos conscientes. Ou seja, atuamos na prevenção de acidentes e não somente das consequências da imprudência – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.

Aprovação – Foi unanimidade entre a direção das duas escolas de que hoje falar sobre trânsito nas escolas tem importância para a formação das crianças. Inclusive, se concorda que falar sobre o tema na escola é uma questão de cidadania. “Na escola temos ações e as próprias turmas mostraram interesse no assunto, o que resultou no projeto “Cuidado para não se machucar”, que trata do comportamento seguro no dia a dia, o que inclui também o trânsito. “Essa conscientização tem que vir desde pequeno e ser estimulada não só na escola, mas em casa também", falou a diretora-adjunta da Esméria Pereira Reid, Marta Carneiro Nunes.

A diretora da Maria Angélica de Oliveira das Dores, Natalice Oliveira, ressalta que o tema deve estar em pauta durante todo o ano letivo e contar com a participação dos pais e da comunidade no entorno das escolas. "No final de 2015, fomos selecionados por um projeto realizado pela Autopista Fluminense, que contempla as escolas mais empenhadas com uma premiação. A partir daí, recebemos material didático e passamos a trabalhar o tema de forma mais intensa, com a participação dos pais e da comunidade. E, agora, esta parceria com a Mobilidade Urbana também foi importante para que as crianças visualizem, na prática, como o trânsito funciona e qual deve ser o seu comportamento. E elas dão o retorno, se tornando multiplicadores destas informações", acrescenta a diretora da Maria Angélica de Oliveira das Dores.

Contatos - Os interessados em agendar palestra da “Escolinha de Trânsito”, podem solicitá-la por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.

Nenhum comentário:

Postar um comentário