quarta-feira, 29 de junho de 2016

Museu Histórico comemora quatro anos com programação cultural

O Museu Histórico de Campos está comemorando quatro anos. O espaço, que fica na Praça São Salvador, 40, é visitado por campistas e pessoas de outras cidades, outros estados do Brasil e também de outros países. Na noite desta terça-feira (28), foi aberta a programação, com mesas de debates sobre assuntos importantes para toda a sociedade. 

Após ouvir o Hino Nacional, executado pela Banda Lyra de Apolo, no pátio interno do Museu, foi aberto o debate com a mesa “Museu e Pesquisa”, composta pela diretora Acadêmica da Uniflu, Tânia Maria da Costa; a professora de história, Carmem Eugênia; o coordenador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio Gralha; e o professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Rodrigo Rosselini. 

Participaram do debate, o presidente do Conselho de Preservação de Patrimônio Histórico (Coppam), Orávio de Campos Soares; a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes; a reitora da Uniflu, Inês Ururahy; e o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas. 

- O Museu Histórico ocupa hoje um espaço fundamental para o desenvolvimento cultural do município. Ele faz uma associação importante político-cultural entre municípios, nos ligando, através das residências do Visconde de Araruama de Campos e Quissamã, que tem o Canal Campos-Macaé como elo. O governo Rosinha Garotinho assumiu esta política de preservação da história de Campos - pontuou o presidente do Coppam. 

O jornalista Herbson Freitas, membro da Academia Campista de Letras, ressaltou a importância do espaço. “O Museu Histórico de Campos é um marco histórico de suma importância e que tem procurado preencher o que um museu necessita para oferecer ao seu povo e de forma bem administrada".  

Um bolo ofertado pela boleira Rosely Arêas e a decoração em bolas douradas e flores por todos os ambientes, marcaram a cerimônia de aniversário do Museu. A Banda Lyra de Apolo, a mais antiga de Campos, patrimônio cultural do município, deu um show à parte, com clássicos da MPB e internacionais, músicas sacras, encantando a todos. 


Por: Da Redação - Foto: Divulgação -  29/06/2016 19:04:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário