segunda-feira, 27 de junho de 2016

Secretaria de Educação

Alunos se preparam para Olimpíadas Brasileiras de Robótica

27/06/2016 18:12:00 - Jornalista: Joanna Benjamin
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de equipe de robótica reunida
Foto: Divulgação
Olimpíadas de Robótica serão realizadas no dia 23 de julho na Cidade Universitária
Os alunos integrantes do programa #inovareaprender se preparam para as Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), que serão realizadas no dia 23 de julho na Cidade Universitária. A programação vai acontecer das 8h às 20h com a participação de 60 equipes. A gerência de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, que trabalha hoje com dez estações atendendo cerca de 20 escolas, ganhou mais um espaço cedido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que vai abrigar a criação, pesquisa e gestão do Programa #inovareaprender. O local vai permitir a realização de atividades de prototipagem, montagem, programação de robôs e conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica.
A Secretária de Educação, Marilena Garcia, esteve na estação da Serra, que fica na Escola Natálio Antunes, visitando e acompanhando os trabalhos preparatórios para as Olimpíadas.

Durante a Olimpíada Brasileira de Robótica, os alunos vão participar de Desafios de Superação com protótipos de robôs no resgate de vítimas. "Os alunos vão ilustrar o ambiente hostil do mundo real e apresentar ideias e soluções de resgate sem oferecer risco ao ser humano", explicou a coordenadora Luemy Ávila, acrescentando que nesta etapa serão selecionadas dez equipes para as Olimpíadas Estaduais. "A primeira etapa da programação vai acontecer durante uma semana nas estações de robótica, com aplicação de prova teórica", detalhou.

A avaliação vai contar com desafios de lógica para soluções inovadoras. "Quem se destacar na etapa teórica, pode ser um talento na modalidade prática de protótipos", comentou Luemy.

Paralelo à Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada a "Feira do Jovem Pesquisador e Empreendedor". As equipes poderão inscrever seus produtos a partir da pesquisa alinhada com os alunos do curso de licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é disseminar ciência, tecnologia e empreendedorismo para investimentos nas soluções inovadoras das estações e equipes.

- Já temos as seguintes linhas de produção para a venda na feira: repelente, sabão liquido e bijuteria de lixo eletrônico. Cada escola poderá levar um produto para venda. Além da comercialização teremos também oficinas e exposição de arte com tecnologia. Em breve divulgaremos a programação completa com os participantes da Olimpíadas - disse Luemy.



Preparativos para Mostra Nacional de Robótica


Os alunos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologia (CNPq) continuam com a tutoria para desenvolvimento das suas soluções Offshore junto aos alunos de Engenharia da UFRJ e técnicos de segurança de perfuração e Óleo e Gás. Cerca de dois mil alunos da Educação Básica e Universitários participam do projeto. A iniciativa conta com apoio da professora e diretora da UFRJ, Arlene Gaspar; coordenador das Engenharias Márcio José Medeiros; Professor da FeMASS e UFRJ, Anselmo Pestana; Professora da UFRJ, Janaina Gomide; Coordenadora de Licenciatura em Química, Cherrini Kelce Pires; Professora e Diretora da FeMASS, Larissa Frossard. Eles auxiliam nos projetos de extensão com cerca de dois mil alunos da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário