segunda-feira, 27 de junho de 2016

Roteiro de visitas de Zenaldo em Mosqueiro inclui projeto Viver Belém Rural

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/06/2016 16:07

  • / ATENDIMENTO RURAL / 25/06/2016 16:07

    Programa Viver Belém Rural desenvolvido no assentamento.Mártires de Abril, em Mosqueiro, é reconhecido nacionalmente como boa prática de atendimento rural.


O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou nesta sexta-feira, 24, a comunidade Mártires de Abril, em Mosqueiro, local que deu a Belém o selo de “Mérito de melhores projetos de atendimento rural do Brasil”, em reconhecimento ao Programa Viver Belém Rural desenvolvido no assentamento.
Durante a visita, Zenaldo reuniu com os moradores e conversou sobre projetos que possam melhorar a vida na comunidade. Participaram da visita o secretário municipal de Habitação, João Claudio Klautau; o presidente da Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae) Walmir Moraes, e representantes do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e da Caixa Econômica Federal em Mosqueiro.
De acordo com o secretário de Habitação, João Klautau, o projeto Viver Belém Rural foi desenvolvido para a comunidade, com o financiamento da Caixa, porém, foi ampliado. “Fizemos isso no intuito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, porque o projeto não trata apenas de habitação rural, mas de sustentabilidade do homem no campo”, explicou.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), responsável pela construção de 100 residências com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. As obras são realizadas pelo CNS junto com a Caixa. E no âmbito social, a Prefeitura contribui com ações que fortalecem a agricultura familiar na região, como orientação técnica para plantação e criação de animais, que também garante a venda das produções. “Através da parceria com a Fmae, os moradores da comunidade serão beneficiados com uma fonte de renda, pois eles produzem o alimento que depois será vendido para as escolas da rede municipal de ensino”, explicou Klautau.
Para o representante do CNS, Augusto Silva, Belém se destaca entre os municípios que aderiram ao projeto. “A sensibilidade e o engajamento do prefeito de Belém em querer participar  desta iniciativa, foi fundamental para que tivéssemos esse belo resultado. O envolvimento social que ele tem foi um dos fatores responsáveis para que esse projeto desse certo, pois estamos falando de moradia e produção, e também do escoamento dessa produção”, destacou.
Com os cursos oferecidos pelo projeto, as famílias do assentamento passaram a plantar bananas, macaxeira e uma maior variedade de verduras, além da criação de aves e peixes, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A aquisição dos alimentos para a merenda escolar será por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que permite a cada família a venda de até R$20 mil por ano, e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com limite de R$ 8 mil em vendas, por família.
Visitas
Dentro da agenda de compromissos do prefeito de Belém, além da visita à comunidade Mártires de Abril, Zenaldo vistoriou as obras do Conjunto Viver Mosqueiro, projeto de construção de 1.000 unidades habitacionais, que contam com uma área de lazer, reserva ecológica, centro comunitário, além de uma escola e creche para atender as cerca de cinco mil famílias beneficiadas com a obra.
Também fez parte do roteiro, a vistoria às obras do Hospital Municipal de Mosqueiro, que seguem em ritmo acelerado. A reforma no hospital começou há seis meses e, para que o atendimento à população de Mosqueiro não fosse interrompido, a Prefeitura de Belém optou por realizar a obra por fases.  Já neste mês de julho, deverá ser entregue a primeira etapa do empreendimento.
Texto: Karla Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário