segunda-feira, 27 de junho de 2016

Secretaria de Educação

'Produzindo Autonomia' ganha reforço para oficina de sabão

27/06/2016 10:18:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de sabão líquido e sabão em barra
Foto: Rui Porto Filho
Visão de sustentabilidade contribui na construção da cidadania
O projeto “Produzindo Autonomia”, que desenvolve no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel oficina de transformação de óleo usado em sabão, ganhou reforço. Agora, os 40 alunos participantes da oficina ministrada na escola, situada no Miramar, podem receber muito mais óleo e produzir mais sabão. Tudo isso por conta de um container da empresa Transforma Gerenciamento de Resíduos.
A ampliação do trabalho é fruto da parceria com a empresa, cujo container armazena o óleo excedente arrecadado na escola, que continuará com o Centro de Tratamento de Óleo. A novidade é que se o material não for utilizado na produção, a equipe da empresa - localizada entre a Rebio União e o Parque Municipal Atalaia - vai transformar o óleo excedente em biodiesel.

Caso haja esse excedente, a empresa fará doação de recursos audiovisuais para a escola. As produções de sabão são comercializadas na própria escola durante o Dia da Família na Escola e reuniões de pais, além de feiras que tratam de sustentabilidade.

Cada produto é vendido por uma média de R$2 a R$15. Em abril, a unidade recebeu oito litros de óleo. De cada dois litros de óleo são produzidos 12 tabletes de sabão. Com a comercialização, os alunos que mais se destacam recebem 20% da venda. A arrecadação também é revertida na compra de materiais para a própria oficina e participação em passeios e excursões.

Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, a parceria com a empresa segue o objetivo do projeto AÇÃO TransformAÇÃO. “A visão de sustentabilidade também está na construção da cidadania e para isso, empresários e gestores estão se unindo em prol de ações que visam o desenvolvimento do ensino", destacou.

RECONHECIMENTO - Além disso, o “Produzindo Autonomia" do Colégio Municipal será um dos destaques do quadro "Aluno nota 11". A atividade, com alunos das turmas de Robótica e Educação Especial, será uma das futuras atrações do programa "Como Será", exibido aos sábado, na Rede Globo.

Entre os entrevistados está o aluno Alex Yan Silva de Oliveira, de 14 anos. O estudante da sala de recursos multifuncionais, integrante da turma de robótica, confirma que a produção do sabão transforma a sua vida. Além de vender o sabão para ajudar na oficina e na compra de sensores para robótica, a produção também é utilizada na limpeza da escola.

Satisfeito com a nova dinâmica do projeto, o professor de Ciências e diretor da unidade, Éder Peçanha, afirmou que este passo é fundamental para o cotidiano dos alunos. “Este projeto contribui para o desenvolvimento de valores como organização, autonomia, colaboração, trabalho em equipe, experimentação laboral e preservação do meio ambiente. A perspectiva é que o projeto cresça cada vez mais com apresentação e vendas nas feiras e programações ambientais”, pontuou.

A oficina de arte "Promovendo e Produzindo", do "Produzindo Autonomia" do Ancyra é reconhecida pelos moradores e comerciantes do bairro e em toda região. Um dos orgulhos da unidade foi o prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, conquistado na Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. A premiação apoia iniciativas de empreendedores sociais e núcleos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário