quarta-feira, 29 de junho de 2016

Conselho Tutelar VIII já funciona em nova sede inagurada pela Prefeitura de Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/06/2016 16:47

  • / NOVA ESTRUTURA / 29/06/2016 16:47

    Prefeito Zenaldo Coutinho inaugura sede revitalizada do Conselho Tutelar VIII.


Com música entoada pelo coral de crianças da Igreja Assembleia de Deus, do bairro do Umarizal, o prefeito Zenaldo Coutinho ao lado de Conselheiros Tutelares, da presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Adriana Azevedo, e de dirigentes da Prefeitura de Belém, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, a nova unidade de atendimento do Conselho Tutelar VIII. O prédio, localizado na Tv. Rui Barbosa, 2627, entre Mundurucus e Pariquis, no bairro de Batista Campos, dispõe de salas climatizadas, brinquedoteca, cozinha, recepção e sala de reunião para melhor atender às famílias, principalmente adolescentes e crianças, vítimas de direitos violados e negligência.
Para a presidente da Funpapa, o Conselho Tutelar VIII vem complementar a luta de todos os conselheiros. “Tenho muita honra em estar trabalhando nesta gestão e participando desse momento, de fundamental importância para toda a categoria. Acredito que o Conselho Tutelar é a porta de entrada para os direitos e a porta de entrada, também, para o acolhimento de nossas crianças e adolescentes”, disse Adriana Azevedo.
Além de Batista Campos, a nova unidade atenderá os bairros da Campina, Nazaré, Reduto e parte dos bairros de Canudos, Cidade Velha, Cremação, Guamá, Jurunas, Marco, São Brás e Umarizal. O horário de serviço será de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
"O Conselho Tutelar acaba sendo uma expansão do lar das famílias que se integram no espaço. E, paralelamente, se associam às políticas públicas de proteção e defesa de nossas crianças e adolescentes", reforçou Zenaldo Coutinho. "Nossos Conselheiros estão destacadamente fazendo um trabalho muito importante por Belém e eu os parabenizo por todas essas ações, que não envolvem, apenas, o momento de dor da criança, mas que envolve a alegria e a aproximação”, completou Zenaldo. “Para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa, precisamos de uma comunidade que os proteja e que eleve os seus direitos como cidadãos”, finalizou.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, de acordo com o que determina a Lei Federal 8.069/90 - Estatuto da Criança do Adolescente (ECA). O Conselho socorre, apoia e encaminha para rede de proteção meninos e meninas que têm seus direitos violados e são vítimas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
“Mesmo em um momento de crise, vale lembrar que a Prefeitura de Belém vem entregando importantes obras à população como esta. Portanto, não são apenas os conselheiros que devem estar em festa hoje, mas sim toda a população de Belém e, principalmente, os bairros que serão beneficiados com a nova unidade”, falou o presidente do Comdac, Heraldo Coelho.
Após a cerimônia de inauguração do novo prédio, Zenaldo Coutinho conheceu todos os ambientes da unidade. “A Prefeitura não mede esforços para atender a comunidade, em geral, e ver que nossas crianças e jovens terão um prédio novo com salas novas para a integração, me deixa imensamente satisfeito”, declarou o prefeito após a visitação.

Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário