quarta-feira, 5 de abril de 2017

Aluna do Pré-Vestibular Social é aprovada para Medicina

2017-04-05 14:51:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de Rayana de Almeida Vieira em frente a Cidade Universitária
Foto: Divulgação
Rayana de Almeida Vieira, de 21 anos, será uma futura médica de Macaé
A equipe do projeto Pré-Vestibular Social não para de receber boas notícias. Mais uma vez, a novidade encheu a coordenação e os professores de orgulho. A ex-aluna Rayana de Almeida Vieira, de 21 anos, foi aprovada para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos mais disputados do campus de Macaé. O Pré-Vestibular Social é coordenado pela Secretaria de Educação. O cursinho é totalmente gratuito, incluindo todo o material didático. Todo ano, o índice de aprovação fica na média de 80%.
- Sempre estudei em escola pública e acredito que quem quer consegue seus objetivos. Meu sonho era ser escritora, mas depois vi que na Medicina tenho como fazer mais pelas pessoas. O curso pré-vestibular da prefeitura foi fundamental para que eu conseguisse passar -, conta Rayana. No ano passado, ela conseguiu nota suficiente para ser aprovada para a Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma (SC), onde entrou no segundo semestre.

Por ser aluna de escola pública, ela conseguiu a bolsa integral do Programa Universidade para Todos, o Pró-Uni. “Mas o meu sonho era a UFRJ e não desisti. Ganhei uma bolsa de estudos para outro curso, fiz novamente a prova do Enem e consegui. Fiquei na lista de espera e fui chamada na semana passada. Já tranquei a faculdade em Criciúma e voltei para Macaé, onde vou ficar até o fim do curso”, conta a estudante.

Filha de pai técnico contábil e mãe contadora, Rayana contou que não tem médico na sua família. Segundo ela, o ensino no Pré-Vestibular Social foi fundamental para obter o bom desempenho nas duas vezes em que fez o Enem. De volta à sua rotina em casa, com a família, - ela tem três irmãos mais novos -, Rayana conta que o sonho de ser médica é tão intenso que, mesmo morando em uma cidade diferente da sua e sem a família por perto, ela estava feliz. "Claro, agora estou completa. Em casa e fazendo o curso que desejo", concluiu.

Este ano, o curso conta com 360 alunos, e uma lista de espera com quase 400 pessoas. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, todos os dias na Cidade Universitária. Ao todo, são 11 professores que reforçam todo o conteúdo do Ensino Médio. Os alunos participam de simulados, seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário