segunda-feira, 3 de abril de 2017

Caminhada do Autismo é sucesso na Praia dos Cavaleiros

2017-04-03 18:55:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na Caminhada do Autismo
Foto: Divulgação
Pais, professores e população em geral lutam para integração de autistas no cotidiano social
A Praia dos Cavaleiros ficou ainda mais azul neste domingo (2) durante a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação foi marcada pela mobilização de jovens, adultos e crianças. Vestidos de azul, cor símbolo do autismo, os participantes também se reuniram na reflexão e luta contra o preconceito. O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da comunicação e interação social, comportamento restrito e repetitivo, que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida.
Organizada pela Ong "Motivados pelo Autismo", a caminhada integrou pais, familiares, cuidadores e os que atuam nas áreas de saúde e educação do município. Foi realizado também um piquenique coletivo, além da apresentação da Cia Chirulico.

A representante da Ong, Caroline Araújo Mizurine Figueiredo, elogiou a participação da população. Mãe de Heitor, quatro anos, que é autista, ela comemorou o resultado do encontro. "A intenção da caminhada era trazer visibilidade para o número de autistas que existe na cidade, mostrar que essas pessoas e suas famílias não estão sozinhas. Além disso, foi um ambiente propício para troca de vivências e experiências e quebrar tabus. Uma maneira das pessoas terem um olhar mais solidário, sem medo sobre o assunto, além das famílias terem uma visão positiva de sua realidade, sem anular, é claro, as dificuldades", afirma Caroline, que já está planejando os próximos eventos para o público como festa junina e Dia das Crianças.

Balões azuis lembram luta pela educação inclusiva

Profissionais de ensino, entre diretores, professores, representantes da Coordenadoria de Educação Inclusiva e Superintendência de Educação Integrada fizeram parte da caminhada, marcada por faixas e balões azuis. Entre os participantes, diretores de escolas como Jofre Frossard, que é polo de estudantes com deficiência auditiva.

A Superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, lembrou que a rede municipal conta com 52 salas de recursos multifuncionais. “Recebemos este ano um expressivo número de alunos autistas e em fase de avaliação. Esta caminhada é essencial para todos se envolverem ainda mais nesta luta”, destaca.

No Brasil, estima-se que existem dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. Segundo dados da ONU, o distúrbio atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ainda não ter explicação, o autismo atinge mais as crianças do sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina.

No município, o atendimento a 800 alunos autistas é realizado pela equipe da Educação Especial. Outros estudantes estão em processo de avaliação - parecer pedagógico ou laudo clínico. O foco é assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos. “A Educação Inclusiva conta com trabalho de coordenadores de campo, além de professores que atuam na sala de recursos, intérpretes e profissionais de libras. A parceria com os auxiliares de serviços escolares é essencial”, conta Andrea.

Autismo - O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário