segunda-feira, 3 de abril de 2017

Mutirão vacina moradores do entorno do Parque Atalaia

2017-04-03 17:23:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do prefeito conversando com moradores
Foto: Ana Chaffin
Moradores receberam a visita de equipe volante de vacinação
Moradores do entorno do Parque Municipal Atalaia, que ainda não tinham se vacinado contra a febre amarela, foram imunizados nesta segunda-feira (3), por uma equipe volante de vacinação da Secretaria de Saúde. O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, esteve no local acompanhando de perto a situação.
O mutirão foi montado a fim de reforçar os cuidados e evitar que a doença faça vítimas no município, visto que, no fim de semana, dois macacos bugios mortos foram encontrados em uma das quatro trilhas no Parque Atalaia que, por precaução, desde o mês passado, está fechado para visitação. Os dois corpos dos primatas foram encontrados em estado avançado de decomposição, após um monitoramento de rotina feito por trabalhadores do local e Guarda Ambiental.

Pelo estado de decomposição, não foi possível fazer análise nos órgãos (baço, coração e fígado) dos animais para confirmar a doença. No entanto, nesta terça-feira (4), pesquisadores da Fiocruz, com apoio da equipe do Parque Atalaia e Guarda Ambiental, farão uma varredura na mata, a procura de mais macacos. A equipe colocará armadilhas para capturar mosquitos a serem estudados em laboratório.

Segundo o prefeito, Dr. Aluizio, por viverem em região de risco, a vacinação volante foi acionada. "Após a ocorrência dos macacos, ampliamos a atenção para os moradores do entorno. As equipes vieram hoje de casa em casa, explicando a necessidade de se estar imunizado. Demos as orientações e informamos, mas não podemos obrigar ninguém a tomar vacina. Quem vive em área de risco é melhor se vacinar", ressaltou.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, está sendo feito um levantamento de moradores locais, mas a informação é de que a maior parte já está imunizada. Entretanto, há uma população flutuante. "Estamos fazendo esse levantamento de quem ainda não tomou a dose, apesar de termos um índice de quase 100% de imunização na região serrana", pontuou.

Leonoir Medeiros Novaes, 46 anos, e Denilson Espiridião Alves da Silva, de 21, ainda não haviam sido vacinados. Eles receberam a equipe de epidemiologia e se preveniram contra doença. "Acho muito importante se vacinar sim, ainda mais que houve esse caso com os macacos aqui na nossa região", afirmou Leonoir. Denilson também não pensou duas vezes e se vacinou. "Cheguei há pouco tempo de Pernambuco e acho importante a vacinação sim. Não quero ficar doente", disse.

PARQUE ATALAIA - O Parque Atalaia é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 235ha e pertence a Córrego do Ouro, região serrana de Macaé. Possui quatro trilhas: Córrego Atalaia (captação de água), com percurso de 1.413m; Figueira Branca (mirante), com percurso de 810m; cachoeira do Salto, com percurso de 5km e Científica, com percurso de 1.950m.

VACINAÇÃO - A partir desta segunda-feira (3), quem precisar ser imunizado contra a febre amarela deverá procurar o posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua residência para realização de cadastro. No caso de não haver uma ESF perto de casa, procurar a Casada Vacina. Quando novas remessas das doses forem encaminhadas pelo Governo do Estado, o usuário será contactado para que retorne ao local, a fim de que seja vacinado.

Para realização do cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência. Para os moradores que não possuem ESF próximo de sua residência ou região, o cadastro poderá ser feito na Casa da Vacina (R. Antero Perlingeiro, 76 - Centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Esta unidade segue com a vacinação de quem já havia realizado o agendamento anteriormente.

Em Macaé, cerca de 163 mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela, o que corresponde a 81% da população alvo a ser vacinada na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário