quinta-feira, 6 de abril de 2017

Professores do município participam de oficinas de incentivo à leitura

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/04/2017 16:06

  • / FORMAÇÃO / 05/04/2017 16:06

    Na oficina Livro Viajante, os educadores aprendem a confeccionar um livro gigante junto com os alunos


Para promover a interação, a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) iniciou um ciclo de oficinas nesta quarta-feira, 5. Com o tema “Saberes e Práticas de Incentivo à Leitura”, o evento segue até o próximo dia 7, no Centur, e tem a participação de cerca de 300 educadores.
Além de professores,  bibliotecários e auxiliares de bibliotecas da rede municipal participam da programação. De acordo com a coordenadora do Sismube, Georgete Albuquerque, o evento compõe uma das etapas da Formação Continuada dos educadores. “Nós realizamos as formações mensalmente e essas oficinas são realizadas para integrar mais ainda esses profissionais”, pontuou Georgete sobre alguns dos objetivos da ação.
No total, serão realizadas oito oficinas com os subtemas “Contações de Histórias”, “Ludicidade através da Música”, “Fotonovela”, “Brinquedoteca”, “Livro Viajante”, “Ledores”, “Sistema Braille” e “Libras”. Os participantes poderão escolher até duas oficinas, de acordo com as necessidades da área de atuação.
A auxiliar de biblioteca Milena Pinheiro, que já atua na rede há 19 anos, relata que a primeira oficina que sentiu interesse em participar foi a Brinquedoteca. “Aqui tudo me chamou atenção, desde o nome da oficina até a estrutura encontrada na sala na qual está sendo ministrada”, explicou.
“Nós precisamos compreender que a maneira lúdica de ensinar tende a prender a atenção dos estudantes, por isso, utilizar brinquedos para diferenciar na forma de aprendizagem, pode facilitar na assimilação do conteúdo”, completou Milena.
Uma das oficinas mais procuradas pelos educadores é a Livro Viajante, que se propõe uma viagem ao mundo imaginário dos contos infantis. Em apenas três horas, são ensinadas técnicas para atuação junto aos alunos e produção de um livro gigante, rico em arte e cultura. “Aqui nós iremos produzir três modelos desses livros para que eles circulem nas escolas da rede, principalmente, aquelas que atendem a Educação Infantil”, contou a palestrante e bibliotecária, Kátia Moraes.
Kátia esclareceu que os livros em maior formato tendem a despertar a curiosidade de crianças e, consequentemente, também o hábito da leitura. “O aluno na fase infantil desperta interesse por tudo que tem cor e desenhos. A partir disto, ele poderá usar a imaginação para contar histórias e mais tarde pegar o gosto pela leitura e desenvolver melhor a escrita”, destaca Moraes.
Durante o evento, também foram relacionados todos os projetos de incentivo à leitura, desenvolvidos pelo Sismube nas escolas, como o Baú de Histórias, Parada da Leitura, Conversa Literária, Lendo e Relendo as Bibliotecas Escolares, Lendo em Família, Vivências de Leituras, Performance  Literária e o Memória da Literatura Paraense.
Novidade - Este ano, o projeto intitulado “A noite é uma palavra” será inserido nas programações escolares. A iniciativa é da Fundação Cultural do Estado do Pará, em parceria com o Sismube, e visa a promoção da leitura através de feiras de escritores paraenses, biblioteca itinerante, contação de histórias, danças folclóricas e atrações musicais. “No ano passado pudemos levar alguns estudantes da rede e o retorno foi satisfatório, mas com a parceria agora vamos envolvê-los de forma mais intensa”, garantiu a coordenadora do Sismube, Georgete Albuquerque.
A primeira edição do projeto será na próxima sexta-feira, 7, no Lar Fabiano de Cristo, bairro Guamá. Neste primeiro momento, participarão cerca de 300 estudantes da rede entre os da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Texto: Natasha Albarado
Foto: Acom/Semec
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário