sábado, 25 de outubro de 2014

Basquete Paraolímpico encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

25/10/2014 12h08 - Jornalista: Renata Dourado
Foto de um jogador de basquete cadeirante arremessando a bola
Foto: Rui Porto Filho
A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (24), no Ciep Maringá
 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi encerrada na tarde desta sexta-feira (24) com a apresentação da equipe cadeirante de basquete paraolímpico, no Ciep Maringá. A atividade teve a presença de estudantes e professores do colégio, além dos alunos com necessidades educacionais especiais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. 

 A subsecretária de Acessibilidade e Proteção à Pessoa Com Deficiência, Camila Butinholli, destacou a importância da tecnologia aplicada ao esporte, como acontece no basquete em cadeira de rodas.

- O esporte é um mecanismo muito potente em mostrar que certos desafios e dificuldades podem ser superados. Hoje, crianças e adolescentes, estão tendo a oportunidade de conhecer como a tecnologia pode contribuir na vida das pessoas com dificuldades de locomoção. Estamos mostrando que é possível um cadeirante praticar um esporte, competir e, com isso, contribuir para a sua inclusão social, melhoria da autoestima e da qualidade de vida. – explicou Camila Butinholli.

Desenvolvida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com diversos setores da Prefeitura de Macaé, órgãos públicos, universidades e empresas privadas, a Semana Nacional trouxe para este ano o tema “Tecnologia e o Desenvolvimento Social”.

- Temos uma série de políticas que envolvem tecnologia e transformação social. Uma delas é a questão da acessibilidade. Este evento foi feito com uma integração entre muitos parceiros, que vem mostrar as possibilidades que envolvem a acessibilidade, o esporte e a tecnologia – concluiu o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares.

Com apoio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) e da Associação Macaé de Basquete, o Macaé Paraolímpico treina no CIEP Maringá todas as segundas, quintas e sextas-feiras a partir das 16h30. Segundo o coordenador Paraolímpico da Fesportur, Antonio Carlos Gripp, o time se prepara para disputar, em novembro, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro que será realizado em Brasília, na capital federal.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 movimentou, de terça-feira (21) à quinta-feira (23), cerca de cinco mil pessoas, entre alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, profissionais da educação e população. Quem foi à Praça Veríssimo de Mello pôde conhecer de perto o trabalho de ciências dos 32 estandes.

Os expositores foram: Agenda 21, Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem), Instituto Macaé de Meteorologia e Tecnologia (IMMT), Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Defesa Civil, Sistema S, Instituto Federal de Educação (IFF), Centro de Convivência do Idoso, Casa do Empreendedor, Fundação Macaé de Cultura, Funemac, Cetep e Fesportur, além das secretarias de Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho e Renda, Desenvolvimento Social, Educação e FUMDEC.
FOTOS RELACIONADAS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário