sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Paes inicia à construção das primeiras duas unidades da Fábrica de Escolas do Amanhã

Da Redação com Agências

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
O prefeito Eduardo Paes acompanhou nesta sexta-feira (31) o início das obras das primeiras duas unidades de ensino do Projeto Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, no Anil, em Jacarepaguá. Serão construídos no bairro uma escola primária, com vagas para 720 alunos, e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), com capacidade para atender 400 crianças, totalizando 1.120 estudantes beneficiados na região.
O programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola é responsável pelo armazenamento, logística e construção de 136 novas unidades da rede municipal de ensino (70 Eescolas e 66 EDIs) e adaptação de 77 unidades já existentes, num investimento de R$ 2,1 bilhões. O programa homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola, que de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994 construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, dos quais 235 estão atualmente sob administração do município. O programa também prevê a reorganização das unidades em segmentos: Espaço de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), Primário (1º ao 6º ano) e Ginásio (7º ao 9º ano). 
  
- Esse programa tem como objetivo transformar a vida de muitos cariocas através da educação. O desafio agora é ter crianças dentro da sala de aula, com educação de qualidade. Para isso, vamos implantar o turno único em 35% das escolas da rede até 2016, beneficiando 300 mil crianças que terão sete horas de aula por dia, aprendendo português, matemática e tudo que for necessário para preparar esse alunos - disse Paes.  

A primeira das quatro fábricas que ficarão responsáveis pelas construções foi instalada na Ilha do Governador, onde serão construídas 25 unidades educacionais: dez EDIs, dez Primários e cinco Ginásios, , sendo 19 delas no Complexo da Maré. O restante será instalado em Madureira, Jacarezinho, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna e Rocha.  O prédio terá capacidade para armazenar 5 mil toneladas de concreto em vigas, pilares e lajes. As outras fábricas serão instaladas em pontos estratégicos da Zona Oeste, nos bairros do Anil, Bangu e Sepetiba. A localização facilitará a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas. 
Ainda neste segundo semestre, todas as quatro fábricas estarão em funcionamento. O projeto do Programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola foi desenvolvido pela RioUrbe, atendendo às necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

A primeira região a receber as novas unidades do programa será o Complexo da Maré, que receberá até julho de 2015 um campus educacional com sete unidades escolares (um EDI, cinco Primários e um Ginásio) e outras 12 unidades distribuídas pela região, totalizando 19 novas unidades, além de sete escolas e um EDI ampliados. O investimento para a região da Maré é de R$ 236 milhões e vai atender mais de dez mil crianças.
Ao todo, até o fim de 2016, as comunidades pacificadas receberão 34 novas unidades escolares e a ampliação de 19 unidades já existentes de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Além da Maré, Batan, Jacarezinho e Manguinhos também serão áreas beneficiadas com a ampliação da rede de Educação.
 
Atualmente, 20,7% dos alunos da rede municipal de ensino estudam em turno único. Com a construção das escolas, a Prefeitura do Rio vai atingir a meta de ter 35% dos alunos da rede municipal estudando em turno único até o fim de 2016, com sete horas de aulas diárias.- São dois movimentos para melhorar a educação na cidade: o de reorganizar a rede em segmentos e o de  implantar o turno único. É um plano de longo prazo, com previsão de que em 2020 todas as escolas da rede funcionem em turno único. Com a segmentação, os responsáveis pelo aluno já irão saber, desde a pré-escola, em quais unidades seus filhos estudarão no primário e no ginásio. Além disso, toda a equipe pedagógica da unidade escolar estará concentrada em um segmento específico - explicou o coordenador do programa Fábrica de Escolas, Eduardo de Pádua.  
 
As escolas que já oferecem turno único apresentaram resultados expressivos nas avaliações de desempenho. No IDEB 2011, os Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) avançaram 12,7% em relação a 2009, enquanto que nos Anos Finais (6º ao 9º ano) o crescimento foi ainda maior, alcançando 37,1%. No IDERIO, os resultados também apresentaram crescimento de 8,8% nos Anos Iniciais
e 4,1% nos Anos Finais.  
Estrutura
A prefeitura desenvolveu um conceito construtivo para dar mais velocidade à construção das novas unidades. Com a utilização de elementos pré-moldados, cada escola levará em média apenas dez meses para ficar pronta. As paredes terão painéis de vedação termoacústico e todos os ambientes serão climatizados. As coberturas, rampas e escadas são metálicas. Outro diferencial dessas escolas é o projeto de t

Nenhum comentário:

Postar um comentário