quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seminário de Educação Inclusiva recebe mais de 250 profissionais

29/10/2014 17h44 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de alunos uniformizados
Foto: Guga Malheiros
O evento foi realizado na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac)
Com o tema principal “O fazer em rede para a diversidade”, o Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva foi promovido nesta quarta-feira (29). A programação, realizada na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), envolveu mais de 250 profissionais que atuam nas 46 salas de recursos multifuncionais e áreas afins da rede municipal, além de representantes de municípios como Quissamã, Rio das Ostras, Rio Bonito, e Campos dos Goytacazes.


O objetivo do encontro foi debater a importância da rede no atendimento das diversidades, enfocando o compromisso público e político com a educação de qualidade. Na oportunidade, os participantes compartilharam experiências entre os profissionais da Educação Inclusiva. A secretária de Educação, Lúcia Thomaz; a subsecretária de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Camila Butinholli; e o presidente com Pessoa com Deficiência, Paulo Sérgio de Barcelos estiveram presentes. Também fizeram parte do encontro o gerente de Programa Sáude Mental, Júlio César Pereira, e a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Eliana Ferez.

De acordo Lúcia Thomaz, o seminário comprova o comprometimento com o cuidado com o aluno e a qualidade do ensino. “A diversidade é um tema que não deve apenas ser debatido, mas fazer parte do cotidiano escolar. Agradeço a toda equipe pelo empenho em realizar este seminário. A Educação Especial já é uma realidade no município”, disse.

Segundo dados da rede municipal, cerca de 500 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino municipal. O município também conta com professores de libras, intérpretes, e professores de braile. O AEE assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Durante a programação foram exibidos trabalhos produzidos nas salas de recursos da rede municipal, como Ancyra Gonçalves Pimentel, Lions, Polivalente Anísio Teixeira, Zelita Rocha, Interagir e Anna Benedicta dos Santos, além de apresentações culturais do Grupo Portadores da Alegria e coral de libras da unidade municipal Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim. Também houve exposição de materiais utilizados nas salas de recursos, como caixa de letras móveis, caixa adaptada para estudantes surdos, e livros adaptados para contação de história.

O seminário teve a palestra da doutora e professora pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mônica Pereira dos Santos, que tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Inclusão em Educação inclusão, Inclusão em Educação, Psicopedagogia e Educação Especial.

Ela afirmou que é essencial a construção do trabalho e das relações referentes ao processo de inclusão. “Não podemos falar de inclusão citando apenas a deficiência. Temos que nos lembrar da inclusão racial, social e no mundo do trabalho. A inclusão em Educação é uma pauta que deve estar em constante processo de movimento. Parabenizo a rede municipal de Macaé pela iniciativa em realizar este seminário, cujo tema deve fazer parte da rotina dos educadores, que devem ser sujeitos que mudam o mundo a cada dia”, destacou.

A professora da sala de recursos do Colégio Municipal Interagir, Ângela Manhães, elogiou o evento. “Espero que este seminário faça parte do calendário do ensino municipal. Todas as reflexões e proposições apresentadas são importantes para nossa realidade”, contou.
FOTOS RELACIONADAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário