quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Mobilidade Urbana encera mês da criança com projeto “Cidade Portinho”

29/10/2014 18h30 - Jornalista: Carlos Fernandes
Crianças da rede municipal utilizando a Cidade Portinho.
Foto: Carlos Fernandes
O projeto está no Centro de Convenções
Outubro é conhecido por ser o “mês das crianças”. E durante este período não faltaram atividades promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Além da “Escolinha de Trânsito”, que é realizada nas instituições de ensino da cidade, também foi realizada pela primeira vez a “Escolinha de Trânsito na Orla”, na praia dos Cavaleiros. E para fechar o Centro de Convenções, de hoje (29) até sexta-feira (31), recebe o projeto “Cidade Portinho”, que é um espaço interativo e educativo para as crianças aprenderem a respeitar as regras de trânsito.


A ação está sendo realizada por meio da parceria entre a Mobilidade Urbana e a Porto Seguro Auto, para atender alunos de instituições de ensino de Macaé. E no espaço montado, os motoristas mirins trafegam por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas, utilizando bicicletas. E por meio desta aula prática, os pequenos aprendem seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista, e também a serem multiplicadores destas informações.

- Trata-se de um projeto muito interessante e que nos auxilia no trabalho de educação permanente, acima de tudo. Neste espaço eles saem com a noção prática daquilo que aprendem na teoria na escola. É uma ação que traz inúmeros benefícios, pois começa a trabalhar conceitos fundamentais desde cedo, agregando à educação deles. Assim, os alunos têm tudo para tornarem-se condutores, ciclistas e pedestres mais conscientes no futuro - disse o diretor da Escola Municipal Onilda Maria da Costa, Rodrigo do Rasário Moreira.

Outras atividades também são desenvolvidas durante a visita dos alunos à “Cidade Portinho”. Uma delas é um vídeo educacional com os conceitos de trânsito. Além dele, é desenvolvida também uma oficina para passar aos estudantes conceitos ligados à preservação do meio ambiente. Por meio dela, as crianças aprendem a construir um porta-lápis a partir de caixinhas de Tetra-Pak.

O aluno do segundo ano, Wesley de Andrade, de oito anos, garantiu que não esquecerá tudo que aprendeu. “Gostei muito de andar na cidade de bicicleta e do vídeo também Aprendi muitas coisas sobre o trânsito, a respeitar o sinal e as pessoas que andam na rua”, pontuou.

Ao final das atividades, as crianças ainda recebem um kit contendo uma revistinha com histórias e atividades divertidas, bloquinho de multas e carteirinha de motorista mirim, entregues em uma embalagem que pode ser transformada em jogo da memória, além de um lanche.

- Achei muito legal e gostei de tudo que fizemos aqui. Aprendi a respeitar o sinal, sobre como devo andar na rua e que devo respeitar os outros no trânsito também – descreveu Herick Fellipe, aluno do segundo ano.

Além dos 114 alunos da Onilda Maria da Costa, nesta quinta-feira (30) participarão da “Cidade Portinho” 136 estudantes do Centro Educacional Crescer. Já na sexta-feira (31) será a vez de 142 alunos do Colégio Municipal José Calil Filho.
FOTOS RELACIONADAS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário