quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Instalação de novas empresas em Casimiro de Abreu aumenta a arrecadação do ICMS do município e ofertas de empregos
Somente nos últimos meses, três empresas já começaram a montar suas estruturas nos distritos de Barra de São João e Rio Dourado 
A localização privilegiada de Casimiro de Abreu tem atraído diversas empresas para o município, principalmente para os distritos. Além de gerar emprego e renda para a população, as novas firmas colaboraram significativamente para que o aumento na receita proveniente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). 
A procura se deve pelo município estar entre o Complexo Petroquímico do Estado (Comperj) e o polo produtor de petróleo do país que é a Bacia de Campos. Dos distritos que mais foram beneficiados, Rio Dourado se destaca. A localidade receberá o centro de distribuição de uma empresa do setor da construção civil. O empreendimento ainda está em fase de construção e deve começar a funcionar em abril do próximo ano, gerando cerca de 60 novos empregos diretos, entretanto, a capacidade de mão de obra é para 200 trabalhadores. "A localização é estratégica, fica próximo aos municípios para os quais prestamos serviços. Além disso, o espaço que conseguimos atende a nossa demanda", disse a proprietária da empresa, Monique Mello. 
Ainda em Rio Dourado, está em processo de instalação a usina de seleção e embolsamento de resíduos sólidos. A unidade de triagem e compostagem terá 120.000 m², além de gerar aproximadamente 30 empregos diretos, vai colaborar para aumentar o ICMS Verde de Casimiro de Abreu. Esta atividade licenciada colabora ainda para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, determinada pela Lei 12.305/2010, evitando impactos ambientais. "Estamos em contato com as empresas para mais uma vez aproveitarmos estas oportunidades de emprego e inserir os nossos munícipes no mercado de trabalho", ressaltou a secretaria de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo. 
Em Barra de São João, a recém inaugurada loja de venda de produtos no varejo, tem atraído não só os moradores do distrito, como também os de Tamoios, que pertence a Cabo Frio. "O aumento das notas fiscais emitidas no município, é uma das possibilidades que temos de aumentar a nossa parte da arrecadação de ICMS", frisou o subsecretário de Fazenda, Cléber Ferreira. 
BONS NÚMEROS - Casimiro de Abreu tem conseguido aumentar progressivamente a sua arrecadação de ICMS. Enquanto em 2009, o município recebeu cerca de R$ 47 milhões por este imposto, em 2013, o número chegou a mais de R$ 70 milhões. São vários os fatores que colaboram para esta melhora. Um deles é o aumento no número de empresas e das emissões de notas ficais, entretanto, é importante que o cidadão também exija as notas após as compras diárias. Há ainda o crescimento populacional, bem como a evolução na faixa salarial dos moradores. "É um recurso que nos possibilita investir ainda mais, principalmente, em áreas como Educação e Saúde", completou Cléber Ferreira. 
Publicado em 27/10/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário