sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Posted: 30 Oct 2014 09:32 AM PDT
Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, no lançamento da campanha. Meta é vacinar mais de 12 milhões de crianças. Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, no lançamento da campanha. Meta é vacinar mais de 12 milhões de crianças. Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação, que terá início no sábado (8). A expectativa é de que 12,7 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro, imunizando 95% do público-alvo. Ao todo, serão mais de 100 mil postos e 350 mil profissionais atuando na campanha. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha e no dia 22.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, enfatizou a importância da mobilização: “É uma possibilidade de contribuir ao País e ao cenário internacional, no enfrentamento das duas doenças. O Brasil recebe muitos turistas, então é extremamente importante que doenças de transmissão fácil tenha uma arma da prevenção segura.”
Poliomielite
Em 2014 o Brasil celebra 35 anos de campanhas nacionais. O País foi um dos primeiros do mundo a implantar a campanha contra poliomielite.
“Estamos já há 25 anos sem casos de poliomielite no Brasil”, comemora o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
A vacinação contra a poliomielite terá como população-alvo crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. Neste ano, serão distribuídas cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP). Jarbas Barbosa apontou a vantagem da vacina oral: “Além de ser segura, produz imunidade intestinal, multiplica o vírus vacinal e produz proteção local. A criança vai expelindo nas fezes o vírus. A vacina produz uma imunidade de rebanho, pois vai sendo liberada no meio ambiente, o que também possibilitou a erradicação da poliomielite.”
Para crianças com mais de seis meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.
Sarampo 
Diferente da poliomielite, o sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro, com um total de 155 mil casos registados. Este cenário abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.
O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade e, por isso, é preciso apostar na campanha de seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.
O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba – são crianças de um a cinco anos incompletos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças.
Tecnologia
O Ministério da Saúde acaba de atualizar o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones, lançado em 2013. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal. Na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. A atualização no Android, versão 2.2.3 ou superior, já está disponível no Google Play e no IOS, versão 7 ou superior, a partir de novembro.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário