quarta-feira, 29 de outubro de 2014

XICO DE PAULA

Dirigentes e Torcedores do Macaé Esporte realizam um grande sonho


Registramos com uma alegria contagiante mais um grande feito para a história esportiva dos macaenses. O Macaé Esporte que foi fundado em 1990, está na Série B do Campeonato Brasileiro em 2015. Atuando em um Castelão com 63.254 presentes, público recorde na  Série C do Campeonato Brasileiro, o time que tem como presidente de honra o atuante  vereador Teodomiro Bittencourt,  empatou com o Fortaleza, em 1 a 1, conquistando o inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. No jogo de ida pelas quartas de final da competição houve nova igualdade, mas por 0 a 0. A comunidade esportiva da cidade, tem mil motivos para comemorar.


O acesso deste ano vinha amadurecendo desde 2010, quando o Macaé acabou sendo superado pelo Criciúma, terminando em quinto. Em 2012, o algoz, novamente nas quartas de final, foi o Paysandu. Já no ano passado, o Alvianil Praiano, na mesma fase hoje superada, foi eliminado pelo Sampaio Corrêa, do Maranhão.


Sem se intimidar com o fator Castelão, o Macaé abriu o placar aos Juba, aos 45 minutos do primeiro tempo. A segunda etapa foi de muita pressão do Fortaleza de Marcelinho Paraíba, Correa e Robert, que chegou ao empate com Waldison, aos 37. Cada time teve um jogador expulso – Erik Flores e Diego, respectivamente –, o Fortaleza colocou bola no travessão, o goleiro do Macaé, Milton Raphael operou dois milagres e, após muita pressão do time cearense, o Macaé celebrou a histórica classificação.


O Fortaleza havia sido o time de melhor aproveitamento da primeira fase, após liderar o Grupo A da Terceirona, com 35 pontos. O Tupi, o melhor do Grupo B com 34, havia sido eliminado mais cedo, ao ser superado pelo Paysandu, em Juiz de Fora. Agora, o Macaé enfrentará o classificado do duelo entre CRB e Madureira por uma vaga na final.

O jogo começou com o Fortaleza tendo mais posse de bola e sempre no campo de ataque, mas o Macaé começou cada vez mais subir para o setor ofensivo, e num contra-ataque, Bruno Alves chutou cruzado, Ricardo falhou e Juba ganhou do zagueiro e abriu o placar, calando o estádio que recebeu cerca de 60 mil torcedores do Fortaleza.

 O primeiro tempo foi equilibrado, com chances concretas para o Leão. Aos 17′, Macaé bateu uma falta perigosa – que parou na barreira – e, no mesmo lance,  Cametá levou um cartão amarelo pelo Fortaleza. O time nordestino seguiu aproveitando os espaços deixados pelos jogadores do Macaé e, aos 26′, Marcelinho Paraíba carimbou uma bomba que exigiu habilidade do goleiro Milton Raphael, que fez linda defesa.

A segunda etapa começou com ataque desperdiçado do Macaé: Bruno Alves recebeu com espaço, mas segurou a bola e o chute ficou nas mãos do goleiro Ricardo. Macaé seguiu trocando passes, sem pressa, para manter a vantagem. Aos 15′, Macaé falhou e criou oportunidade para o Leão, Waldison recebeu pela esquerda e chutou forte, mas a bola acabou com Milton. Aos 19′, Fortaleza assustou o rival, com bola que passou perto do gol. No minuto seguinte, mais um susto: Marcelinho Paraíba ficou sozinho, mas finalizou para fora. Aos 29′, Macaé foi interrompido por uma incrível defesa de Milton Raphael, que mergulhou para proteger o gol.

 Depois de muita pressão do Fortaleza, o gol de empate saiu em um bate-rebate na área, onde Waldison acertou de virada aos 35 minutos do segundo tempo, mas a virada que o Tricolor do Pici precisava não veio, e a vaga para a série B ficou com o Macaé.

No fim do jogo, Fortaleza cresceu e pressionou o adversário. Aos 32′, o Leão quase empatou duas vezes seguidas: uma, contou com a defesa de Milton. Já na segunda, a bola bateu no lado de fora da rede. De tanto insistir, o Fortaleza fez o gol de empate aos 37 minutos. Robert acertou a trave e o rebote sobrou para Waldison, que ficou com a bola, girou para cima da marcação e bateu rasteiro, garantindo a alegria da torcida. Aos 41′, Erik Flores deu carrinho e foi expulso. O Leão, que se mostrou presente e com garra, protagonizou mais um lance inacreditável, aos 45′: a bola bateu no travessão e, na segunda tentativa, foi pra fora.

partida emocionante terminou aos 50′ e o Fortaleza, mesmo com o empate, não se classificou. O Macaé, que se faz presente nas quartas de final – ou perto dela – há quatro anos, garantiu a vaga na segunda divisão.

 Um dos méritos apontados para a conquista da vaga pelo Macaé esteve na tranquilidade da equipe diante de toda a pressão exercida pela torcida leonina. “Foi um jogo da paciência. A gente precisava da tranquilidade. E conseguimos fazer isso. Houve a pressão no fim do jogo, mas conseguimos segurar”, destacou o técnico Josué Teixeira.


DOUTOR ALUIZIO RECONHECEU O GRANDE FEITO...
  
...O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, recebeu na tarde desta segunda-feira (27), em seu gabinete, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Macaé Esporte. Os macaenses garantiram a vaga inédita para a série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, no último sábado (25), com o empate em 1 a 1 diante do Fortaleza, no Ceará. Assim como o Macaé, asseguraram o acesso para a segunda divisão as equipes do CRB, Paysandu e Mogi Mirim.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal  parabenizou todos os envolvidos na conquista. “Este é um sonho para os jogadores e uma realização para os macaenses. Sabemos das dificuldades que enfrentaram, mas vocês saíram vitoriosos, representando e levando o nome da cidade no peito. Agradecemos aos envolvidos nesse momento histórico para o esporte do nosso município”, declarou o prefeito.

A conquista inédita para o esporte da cidade, a Série B esteve próxima do Macaé Esporte nos últimos anos. Na fase decisiva, em 2010 a equipe tropeçou diante do Criciúma (SC). Em 2012, o alvianil praiano perdeu a tão sonhada vaga para o Paysandu (PA), e 2013, para o Sampaio Corrêa. Presente em todas essas disputas, o capitão Gedeil, tirou o gosto amargo da derrota.

- A felicidade é enorme e impossível descrevê-la. Vivemos momentos tristes nos últimos anos, fracassando nos momentos decisivos em três tentativas. Mas, esse ano, coroamos em grande estilo, conquistando o acesso diante de uma grande equipe, o Fortaleza, jogando diante da sua torcida com 64 mil presentes no estádio”, desabafou o capitão.

Também presente no encontro, o presidente de honra do clube, Teodomiro Bittencourt, o "Mirinho", agradeceu o apoio dado pela prefeitura de Macaé. “Esse é um sonho muito antigo do Macaé Esporte e, principalmente, dos macaenses. Não poderia deixar de agradecer à Prefeitura de Macaé por todo incentivo e confiança no Macaé Esporte”, destacou Mirinho. O presidente de honra ressaltou ainda otrabalho de base feito e a presença de macaenses no elenco do time principal.

Com o acesso garantido, o Macaé agora luta pelo título da Série C do Brasileiro. Na semifinal, o Leão enfrenta o CRB (AL), que eliminou o Madureira. O primeiro duelo será no Moacyrzão e, o segundo, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Os jogos serão realizados nos dois próximos finais de semana. Quem passar deste confronto enfrentará, na grande decisão, o vencedor de Paysandu e Mogi Mirim, que fazem a outra semifinal.

Fotos Relacionadas - Ascom

 Vice-presidente do Macaé, Walter Bittencort.
 O apoiador Dudu Jardim e o incansável  presidente de
 honra do clube, Teodomiro Bittencourt, o "Mirinho", 
com assessores diretos.

  




Dirigentes e Torcedores do Macaé Esporte realizam um grande sonho
  • Title : Dirigentes e Torcedores do Macaé Esporte realizam um grande sonho
  • Posted by : 
  • Date : terça-feira, outubro 28, 2014
  • Labels : 
  • FONTE: GAZETA  DO  LITORAL
  • XICO DE PAULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário