quarta-feira, 29 de outubro de 2014

QUISSAMÃ INICIA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE, SARAMPO E HPV

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

AS UNIDADES DE SAÚDE DE FAMÍLIA E O CENTRO DE SAÚDE ATENDERÃO DAS 8H ÀS 17H

Foto: Adilson dos SantosCampanha de vacinação em Quissamã - Foto: Adilson dos SantosA Secretaria de Saúde, seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, realizará no período de 8 a 28 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos deverão ser vacinadas. No mesmo período, adolescentes entre 11 e 13 anos deverão receber a segunda dose da Campanha Nacional contra o HPV
As vacinas serão ministradas em todas as Unidades de Saúde de Família do município e no Centro de Saúde das 8h às 17h. Vale lembrar que é fundamental levar o Cartão Nacional de Saúde e o Cartão de Vacinação para atualização. A vacinação contra o HPV já está na rotina do município e é para prevenir a infecção pelo vírus do papiloma humano, um vírus causador de verrugas genitais e intimamente relacionado ao câncer de colo do útero. A terceira e última dose será daqui a três anos.
O Brasil realiza em 2014, o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite. Destaca-se que, no Brasil, desde 1990, não são registrados casos de poliomielite e em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, assim como os demais países das Américas.
Na primeira fase da vacinação contra o HPV, 490 doses foram ministradas. Para a campanha de Sarampo e Poliomelite, estarão disponíveis cerca de 1500 vacinas. Pais e responsáveis devem levar crianças dentro da faixa etária estabelecida, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina.
“Não temos o vírus circulante da poliomelite desde 1990, mas não podemos descuidar. Já em relação ao sarampo, o Nordeste detectou de 25 de dezembro de 2013 a 22 de agosto deste ano, 307 ocorrências e em função desse grande número o Ministério da Saúde resolveu intensificar a campanha em todos os Estados”, declarou a Coordenadora do programa de Imunização Natália Villaça Alves.
Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. A Campanha de Vacinação tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário