quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Secretaria Municipal de Educação do Rio participa da 14° Primavera dos Livros

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
A Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro Anual de Professores de Sala de Leitura e Bibliotecários, nesta quinta-feira (30), às 9h30, no Museu da República, no Catete. O evento, que integra o programa Rio, uma Cidade de Leitores, é realizado com o objetivo de garantir a ampliação de conhecimentos específicos deste campo, além de promover a troca de experienciais entre profissionais que atuam nas Salas de Leitura das escolas da Prefeitura do Rio e nas Bibliotecas Escolares. O Encontro Anual, que também faz parte da programação da 14ª edição da Primavera dos Livros, deve reunir cerca de 600 professores e bibliotecários.
Na programação do encontro deste ano, que ocorrerá na tenda Lima Barreto, nos jardins do museu, os professores e bibliotecários acompanharão a palestra Caminhos de escrever e de sonhar, com o escritor angolano Ondjak, pela manhã. À tarde, diversas oficinais serão realizadas, entre as quais Literatura e Imagem, com o escritor e ilustrador André Neves; Literatura de Cordel, com João Gomes de Sá; A contemporaneidade dos clássicos, com Luís Maffei; Imagens do índio na literatura para crianças e jovens, com Jorge Marques; e Lendo poemas e brincando com eles, dinamizada por Sonia Monnerat.

RIO, UMA CIDADE DE LEITORES

A aquisição de livros de literatura para a composição de acervos nas escolas é condição fundamental a qualquer política pública preocupada com a promoção da leitura e a formação de leitores, assim como contribui de forma significativa para o aprendizado dos alunos e a formação como cidadãos críticos e autônomos. A partir deste contexto, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve, desde 2009, o programa Rio, uma cidade de leitores, que tem como principal objetivo disseminar uma cultura leitora na Rede Municipal de Ensino do Rio, desde a mobilização de professores e alunos e a articulação das escolas e das creches com as comunidades do seu entorno. A proposta é estruturada a partir de três eixos norteadores: ampliação e melhoria de acervos; formação de mediadores de leitura e ações culturais de estímulo à leitura.

Todas as escolas da rede contam com salas de leitura, cujos acervos são renovados periodicamente. A cada bimestre, considerando as obras recomendadas pelos professores para cada ano, os alunos selecionam os livros que desejam ler e, para a realização da prova de redação, escrevem sobre aquele de que mais gostaram. Antes da prova de redação são realizadas diversas atividades em sala de aula e nas salas de leitura, tais como rodas de leitura, encontro com autores e rodas de conversa.

A Secretaria também investe na formação contínua dos professores da rede com objetivo de incentivar e ampliar o trabalho de promoção da leitura nas escolas. Todos os anos, profissionais que se destacam neste trabalho, dentro das salas de aula, são selecionados para conhecer experiências de promoção da leitura em outros países, como a Colômbia, por  exemplo. A SME também participa, todos os anos, da Festa Literária Internacional de Paraty, do Salão do Livro e da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, oferecendo verbas específicas para professores e alunos com objetivo de incentivar a compra de livros nestes eventos.
C/ PREFEITURA DO RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário