quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dorival Caymmi deve ganhar memorial na Cidade

Foto: Gabriel Sales
O compositor Danilo Caymmi conversou com o prefeito Sabino sobre a instalação de um memorial em homenagem ao artista baiano
A história do cantor e compositor Dorival Caymmi pode, em breve, ganhar um marco de Rio das Ostras. O prefeito Sabino recebeu nesta quarta-feira, 8, o filho de Dorival, Danilo Caymmi, que apresentou a proposta de uma instalação de um memorial em homenagem ao artista baiano no Município. Danilo, que também é um músico consagrado, sugeriu trazer para a cidade a exposição itinerante sobre o centenário do artista. 

Acompanhado do presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, Sabino disse que o Município apoia essas iniciativas e destacou o orgulho da Cidade em fazer parte da história de um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. 

Rio das Ostras fez parte da vida de Dorival, que chegou a ser morador da Cidade, onde também compôs algumas canções. Danilo Caymmi lembra com carinho de Rio das Ostras. 

“É um lugar de que ele (Dorival) e minha família gostavam muito. Tem uma raiz Caymmi aqui em Rio das Ostras: o mar, esse perfume que tem a cidade. Nós tínhamos uma casa perto do rio, pescávamos muito, a mamãe (Stella Maris) tomou gosto pela pesca aqui. Mamãe e papai tomaram-se de amor por aqui. Eu e a Nana, que chegou a ter um apartamento aqui, passávamos férias com certa frequência, pescando sempre. Temos muito carinho e amor pela cidade. Até pouco antes de falecer, mamãe falava com carinho de Rio das Ostras”, disse Danilo. 

Segundo Danilo, que seguiu os passos do pai na vida artística, a recepção de Sabino foi melhor do que ele esperava e acredita que a família libere o acervo para o memorial. Ele agradeceu ao prefeito pela homenagem feita a seu pai no Carnaval deste ano, cujo tema foi o Centenário de Dorival Caymmi. “Foi muito bacana. Muitos amigos comentaram, o que nos deixou felizes”, afirmou. 

LEMBRANÇAS – Sabino lembrou diversas passagens de Dorival em Rio das Ostras e da relação dele com a cidade. “Dorival adorava aqui; sempre tratou muito bem as pessoas e sempre falou muito bem de nossa cidade. Ser associado a uma figura humana e a um artista de raro talento como Dorival nos enche de orgulho”, disse o prefeito. 

HOMENAGENS – Além do Carnaval, o ano do centenário de Dorival Caymmi foi marcado por diversas homenagens em Rio das Ostras. As feiras de Música e Literária lembraram o artista. E, durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, a Orquestra Kuarup e as bailarinas da Companhia de Dança Baía Formosa fizeram uma apresentação dedicada ao artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário