quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nova Esperança terá três piscinões para drenagem de águas pluviais

29/10/2014 15h09 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro
Foto da obra na Nova Holanda
Foto: Ana Chaffin
Após conclusão da obra do piscinão, sobre essa área será construída uma área de lazer com quadra, e ainda uma creche
Macaé é o primeiro município do Estado a usar a solução de piscinões para a drenagem em área de manguezal, de acordo com a Secretaria de Habitação.

A obra da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Habitação, é executada na localidade da Nova Esperança e faz parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). . A localidade recebe outras melhorias direcionadas à requalificação urbana da Zona Especial de Interesse Social Zeis 4.


No bairro serão construídos três piscinões. O piscinão 1, que atende a bacia de drenagem 1, localizado em área central do Nova Esperança, está com grande parte das atividades concluídas e atende ao escoamento da primeira das três bacias do bairro.

Para se entender as ações do sistema de drenagem do Nova Esperança, que foi dividido em três bacias e prevê a construção dos piscinões para escoamento de água de chuva, é preciso saber que o bairro surgiu sobre um manguezal e está situado abaixo do nível do mar, o que causa constantes alagamentos em ocasião de chuvas mais fortes. Para solucionar essa questão, que impacta a localidade e dificulta a vida dos moradores, os estudos indicaram como a opção viável a construção desses tanques de drenagem.

- Essa área antes era um grande alagado. Depois da obra concluída e já em funcionamento, sobre essa área será construída uma área de lazer com quadra, e ainda uma creche. Este piscinão, cujas obras estão em fase de complementação, receberá seis bombas de drenagem, escolhidas por serem de fácil manutenção e manuseio, disse a secretária Alessandra. 

No local de construção dos primeiro tanques de drenagem, a Secretaria de Habitação mantém um grupo técnico social, com assistentes sociais em plantão de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas, para atender os moradores, ouvir suas solicitações, como forma de ajudar a solucionar os problemas vivenciados pela comunidade.

O piscinão 1 possui 25 metros de largura, 45 metros de comprimento e 3,30 metros de altura. A área vai acumular três milhões de litros de água da chuva e bombear dois milhões de litros, que serão escoados para o canal Nova Holanda e Rio Macaé. O segundo tanque terá a mesma estrutura do primeiro. Já o terceiro, ocupará uma área de 21,50 metros de largura, 21,50 metros de comprimento e 3,50 metros de altura.



Bacias de drenagem do Nova Esperança

Além da bacia 1, o bairro foi dividido em duas outras bacias, as bacias 2 e 3. A dois está localizada da Rua Nova Esperança até a Rua das Acácias, área desapropriada pelo governo do estado. Na bacia três, onde será construído o piscinão 3, as obras devem iniciar em breve, pois no local existem construções irregulares. A secretaria já iniciou as negociações para solucionar os problemas para que a obra seja iniciada. Essa bacia é formada a partir da Rua das Acácias até a beira rio, área desapropriada pela prefeitura. O último censo do IBGE detectou a existência de seis mil famílias e cerca de trinta mil moradores no Nova Esperança.

A previsão para finalização de toda a obra no Nova Esperança é o segundo semestre de 2015. As melhorias na comunidade são resultado de parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e são obras do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento 2.

Além dos piscinões e das obras de infraestrutura urbana, o projeto prevê também a criação de acessibilidade ao bairro, com a urbanização da Rua Medeiros, com obras do trecho entre a ponte atrás do Estádio Cláudio Moacyr até a Linha Azul, atendendo ao anel viário que será criado no bairro. Atualmente, o Nova Esperança é uma grande ilha e a obra irá proporcionar acessibilidade à comunidade. Para captar e tratar o esgoto do bairro a prefeitura vai construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário