quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CAMINHADA ENCERRA ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

QUISSAMÃ REALIZOU DIVERSAS AÇÕES DURANTE O MÊS

Foto: Adilson dos SantosEvento do Outubro Rosa em Quissamã - foto: Adilson dos SantosA Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, realizará na próxima sexta-feira (31) uma caminhada de conscientização e alerta para o câncer de mama, para encerrar as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado às atividades de prevenção da doença.
A concentração do evento acontece a partir das 8h30min no Centro de Especialidades Benedito Pinto Chagas e segue com a participação dos profissionais da saúde em direção a sede administrativa da Prefeitura, com panfletagem e apresentação de vídeos informativos no local.
O evento está sendo organizado pelas Coordenações de Saúde da Mulher e de Educação em Saúde, que já realizaram ao longo do mês diversas atividades sobre o tema nas Unidades de Saúde da Família, Centro de Especialidades e Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. A última aconteceu no dia 29, na Casa da Baixada em Barra do Furado.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Sheila Maria dos Santos Batista, o objetivo da caminhada é a prevenção do câncer de mama, alertando as mulheres que com medidas simples é possível o diagnostico precoce da doença. “Neste dia vamos todos nos vestir de rosa numa grande corrente do bem na luta contra o câncer de mama”, ressaltou a enfermeira.

DADOS NO MUNICÍPIO

Em Quissamã nos últimos 9 anos a doença foi a 4ª causa de óbito por câncer, com um total de 13 casos registrados de 2005 a 2013. Este ano, até o mês de junho, já foram realizados em torno de 226 exames mamográficos no Rio Imagem e no Hospital Beneficência Portuguesa, em Campos dos Goytacazes.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário