quarta-feira, 29 de outubro de 2014

UFRJ-Macaé participará do Desafio Solar Brasil em Búzios

28/10/2014 09h37 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto de estudantes segurando um barco
Foto: Gabriel Emerik
Alunos mostram a embarcação adaptada e restaurada
 Pela primeira vez uma equipe da UFRJ – campus Macaé Professor Aloísio Teixeira - participará do Desafio Solar Brasil, entre os dias 12 e 16 de novembro, na cidade de Armação de Búzios. Vinte alunos e professores das Engenharias de Produção, Mecânica e Civil levarão para o evento um barco elétrico movido a energia solar que será apresentado, na véspera, dia 11 de novembro, na Cidade Universitária, no primeiro dia do Workshop das Engenharias (Workeng). 

 O barco, em fibra de carbono, primeiro campeão do Desafio no Brasil, foi doado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ da capital, por iniciativa do professor Átila Freire, que idealizou o barco no Laboratório de Mecânica de Fluidos. Os alunos disseram que a embarcação está sendo restaurada e adaptada para participar da competição; o tempo é curto, mas a equipe está há dias trabalhando para a melhor apresentação, com ajuda de parceiros e voluntários.

Para finalizar o trabalho, a equipe precisa de um propulsor, uma bateria náutica e outros equipamentos que têm custo elevado. Com aproximadamente cinco metros, a embarcação recebeu o nome de Carcará. Os alunos envolvidos no projeto têm entre 18 e 24 anos de idade e formam a equipe Fernando Amorim Macaé Solaris, assim batizada em homenagem ao professor que idealizou o projeto.

Os interessados em patrocinar o projeto podem entrar em contato com a equipe pelo Facebook/Macaé Solaris Universidade. O Desafio Solar Brasil visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros. Inspira-se na Frisian Solar Challenge realizada a cada dois anos na Holanda.

A ideia de realizar a versão brasileira surgiu com a participação da equipe da UFRJ na edição da Frisian, em junho de 2008. A UFRJ realiza a versão brasileira desde 2009, mas o campus Macaé participa pela primeira vez este ano. O Desafio Solar Brasil é uma realização da Decania do Centro e Tecnologia da UFRJ, Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides), em parceria com o Polo Náutico da universidade, com apoio da Reitoria da UFRJ.

A UFRJ Macaé funciona na Cidade Universitária em convênio com a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário