quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Semana da Pátria   03/09/2015
 
Primeiro desfile cívico será nesta sexta-feira
 
O segundo evento será no sábado (5), às 14h, na avenida Camões, bairro Coral. O desfile oficial na segunda-feira (7), será realizado na avenida Duque de Caxias, às 9h
 
Oito escolas estaduais e municipais se apresentarão na via, com seus pelotões, bandas e fanfarras entoando as clássicas músicas populares brasileiras e hinos cívicos. (Fotos: Sandro Scheurmann/arquivo)
 

Desde terça-feira (1), quando iniciaram as atividades da Semana da Pátria em Lages, a comunidade exalta o civismo através de demonstrações de amor à pátria. Todos os dias acontece o hasteamento, guarda e arreamento das bandeiras no calçadão da praça João Costa. Escolas e instituições preparam homenagens que são prestigiadas por pessoas que circulam pelo local. O primeiro desfile cívico será realizado nesta sexta-feira (4), a partir das 14h na rua São Joaquim, no bairro Copacabana.
O evento contará com um palanque especial para autoridades civis e militares, que tradicionalmente acompanham o desfile. Ao longo dos anos a comunidade tem sido bastante participativa e lota a rua São Joaquim, desde a saída, no entroncamento com a rua Francisco Furtado Ramos, até a dispersão dos pelotões, na esquina com a rua Benjamin Constant. O palanque está montando em frente ao supermercado Myatã.

Homenagens e amor à pátria
Oito escolas estaduais e municipais se apresentarão na via, com seus pelotões coloridos, bandas e fanfarras entoando as clássicas músicas populares brasileiras e hinos cívicos. A expectativa dos organizadores é de que no mínimo de 1.500 estudantes e professores desfilem pela avenida, considerando que cada escola poderá ter até 140 alunos em cada pelotão.
A secretária de Educação, Marimilia Coelho, destaca que este ano o número de desfiles diminuiu por contenção de custos, mas que todas as instituições terão a oportunidade de participar. “Aquelas que não podem estar nas avenidas, por problemas de despesas ou outros motivos, poderão realizar suas homenagens nas suas próprias instituições. O importante é não deixar o civismo de lado e incentivar os alunos a ter o amor pela sua pátria”, diz.

Programação continua
O evento na rua São Joaquim será o primeiro dos três desfiles oficiais da Semana da Pátria. O segundo será no sábado (5), às 14h, na avenida Camões, bairro Coral. O desfile oficial na segunda-feira (7), será realizado na avenida Duque de Caxias, às 9h. Este ano não haverá no bairro Guarujá e no Salto Caveiras, contudo, as escolas poderão participar dos desfiles em uma das três datas definidas. No caso do Salto Caveiras há somente uma escola na localidade, além de uma associação de deficientes e um clube de mães.
Preparação
E para deixar tudo pronto para a realização dos desfiles, a prefeitura, através das suas secretarias municipais, fez um verdadeiro mutirão. As secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura cuidaram da limpeza, pintura da sinalização, instalação de banheiros químicos e preparo do entorno das avenidas onde acontecerão os eventos. A Duque de Caxias foi totalmente decorada com bandeiras verdes e amarelas e o palanque também receberá atenção especial para receber as autoridades e a imprensa. A decoração ficou por conta da Fundação Cultural de Lages (FCL).
Confira o roteiro:
- Sexta-feira (4), 14h – rua São Joaquim
Saída: rua Francisco Furtado Ramos
Palanque: em frente ao supermercado Myatã
Dispersão: rua Benjamin Constant

Instituições participantes:
EEB Vidal Ramos
EEB Visconde de Cairú
EEB Lúcia Fernandes Lopes
EEB Ilza Amaral
EEB Francisco Manfroi
EEB São Judas Tadeu
EEB Egídio Baraúna
EMEB Santa Helena

- Sábado (5), 14h – avenida Camões
Saída: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Palanque: Loja Depaschoal     
Dispersão: em frente ao supermercado Bistek

Instituições participantes:
EEB Rubens de Arruda Ramos
EEB Jorge Augusto Neves Vieira
EEB Maria Quitéria
EEB Godolfin Nunes de Souza
EEB Zulmira Auta da Silva
EEB Prof. Belizária Rodrigues
EEB Nossa Senhora do Rosário
EEB Cora Batalha da Silveira
EMEB Dom Daniel Hostin

- Segunda-feira (7), 9h – avenida Duque de Caxias
Saída: Praça da Bandeira
Palanque: em frente ao estacionamento da Flex
Dispersão: em frente à concessionária Citröen

Instituições participantes:
AGUARDANDO DEFINIÇÃO
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário