terça-feira, 29 de setembro de 2015

QUISSAMÃ: DANÇA SÊNIOR FAZ PARTE DE COMEMORAÇÃO PELO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

QUISSAMÃ: DANÇA SÊNIOR FAZ PARTE DE COMEMORAÇÃO PELO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Apresentação da Dança Sênior Foto: Adilson dos SantosAs comemorações pelo Dia Internacional do Idoso já estão dando o ar da graça em Quissamã. Nesta terça-feira (29), foi realizada a apresentação da Dança Sênior, numa verdadeira integração com as alunas do Curso de Cuidador de Pessoas Idosas, ministrado pelo Instituto Federal Fluminense – IFF, em parceria com a Prefeitura de Quissamã, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A Dança Sênior é um projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.
Segundo a enfermeira Sheila Maria dos Santos Batista, que ministra o curso de Cuidador de Idosos, a ideia foi promover esse contato das alunas com o mundo do idoso, mostrando atividades para trabalhar o estímulo da independência dessas pessoas, o que se faz muito importante para quem dá e recebe os cuidados. O curso faz parte do Núcleo de Gênero (uma extensão do IFF).
“O objetivo é dar atendimento à mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica no município. Já que vão trabalhar com idosos, elas têm que conhecer as limitações e expectativas desse público, uma vez que, também estarão inseridas dentro das famílias de idosos. Elas estão recebendo capacitação quanto ao Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e PEC das domésticas, que regulamenta a profissão”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Gênero, Jane Fernandes da Costa.
Durante o encontro, o que não faltou foi alegria. Os idosos cantaram, dançaram e se divertiram a valer. Georgina dos Santos da Conceição, de 79 anos, faz parte do projeto do SCFV há oito anos, e faz a Dança Sênior, afirmou que vira uma criança nesses eventos e que costuma participar de tudo. “Fico realizada em estar no meio dessas meninas. Me sinto muito feliz desde o primeiro momento que entrei no projeto. Eu era encostada e agora mexo o corpo todo, a dança me faz muito bem, mudou minha vida. É tudo de bom”, revelou animada.
A fisioterapeuta do SCFV, Daniella F. De Abreu Knifis, trabalha com fisioterapia preventiva, exercícios em grupo com idosos e realiza a dança sênior. Ela explicou que a dança sênior é especificamente voltada para a Terceira Idade, que favorece a melhoria da memória, coordenação motora, equilíbrio e qualidade de vida em geral. De acordo com ela, o curso desta modalidade de dança é patenteado e serve para cadeirantes, pessoas com qualquer tipo de limitação física e idosos.
“Qualquer profissional, mesmo não sendo da área da saúde, pode fazer um curso referente à dança sênior. É um trabalho com idosos, que leva música e dança, no qual se ganha confiança, autoestima e socialização, tanto dentro como fora do seio familiar. E é importante também solicitar a família para participar junto”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário