segunda-feira, 28 de setembro de 2015

QUISSAMÃ RECEBEU A I CARAVANA FLUMINENSE DE TEATRO E LITERATURA NO FIM DE SEMANA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

A PROGRAMAÇÃO CONTOU COM DEBATE, TEATRO, APRESENTAÇÃO DO Q'BATUQUE E DOS TRADICIONAIS BOIS SURUBIM E IMPERADOR

I Caravana Fluminense de Teatro & Literatura Foto: Grazielle QueirósNo último sábado (26), Quissamã recebeu a I Caravana Fluminense de Teatro & Literatura do município. O evento foi uma parceria entre a Coordenadoria de Cultura e Turismo com a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência da Leitura e do Conhecimento e da Superintendência de Artes. O pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, no Centro, foi o grande palco para as atividades.
A programação começou com a mesa de bate-papo “Teatro, literatura e manifestações populares: que conversa é essa?” mediada por Renata Costa, Coordenadora de acervos da Superintendência da Leitura e do Conhecimento (SEC). A escritora, pesquisadora e autora do livro Mascate de Sonhos – Memórias de uma Quissamaense, Helliana Barcellos e o ator, diretor e palhaço, Leo Carnevale, foram os integrantes do debate.
“Quissamã é o quarto município em que levamos a Caravana e é muito bacana essa troca de experiência. Com o apoio da banda “João e a sessão de aprumo” e da Editora Cobogó, conseguimos trazer a cultura do Rio de Janeiro para cá e aprendemos coisas enriquecedoras sobre a cultura local. Esse intercâmbio é fundamental para mantermos viva a história de cada região com suas particularidades”, pontuou Renata.
Dando sequência ao evento, o público presente recebeu senhas e pode participar do sorteio de vários livros, incluindo títulos como “Chacrinha: a biografia”, do autor Denilson Monteiro, “Elite da tropa”, livro do sociólogo carioca Luiz Eduardo Soares, escrito, dessa vez, em parceria com dois policiais, entre outros tantos.
Renata Monteiro, turista de passagem pela cidade e uma das contempladas, ficou maravilhada com a iniciativa. “Na zona sul do Rio, onde moro, quando acontecem eventos nas praças, o público-alvo normalmente são os adultos. Aqui foi um evento para família, onde todos se divertiram e ainda ganharam livros de presentes”, pontuou.
Em seguida, teve a apresentação da esquete teatral “O defunto”, encenada pelo Grupo Teatral de Quissamã, composto por Nanda Manhães, Régis Coutinho e Lisa Moraes, do grupo de percussão Q'Batuque, com meninos de Santa Catarina, sob a direção Necy Gomes da Silva, além da participação dos Bois Surubim e Imperador, tradicionais da região e com o batuque do grupo formado por crianças e adolescentes. A apresentação levou ao público as danças dos personagens mais emblemáticos do carnaval quissamaense.
O clima de festa regional teve ainda o show da banda “João e a sessão de aprumo”. Formada por João Azevedo e Luciano Gonçalves, a banda trouxe no repertório canções autorais influenciadas pelas músicas das regiões norte e nordeste do país, como a ciranda, o carimbó, ijexá, o xote e outros ritmos. Sem que tivesse tido nenhum ensaio, eles convidaram os integrantes grupo de percussão Q'Batuque para tocarem juntos um reggae e a galera dos bois para participarem da festa que encerrou a noite.
“Foi um evento muito gratificante para todos nós. Parcerias com o Governo do Estado, com IFF Campus Quissamã, além do apoio das secretarias e coordenadorias da Prefeitura, sempre são bem-vindas para nos ajudar a realizar as nossas ações. A I Caravana de Teatro e Literatura vem fortalecer a importância da cultura, na medida em que ela abre horizontes para as pessoas e ajuda a promover e divulgar as manifestações culturais tradicionais", declarou o Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos.

IMAGENS DO EVENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário